Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Oxford Economics vê inflação a cair para 4,3% este ano em Moçambique

2024-06-17 HaiPress

"Antevemos a persistência de uma inflação moderada nos próximos meses,mas a perspetiva de evolução da inflação alimentar deteriorou-se devido aos efeitos adversos do El Nino na África Austral,piores do que o previsto,e há também riscos significativos relativamente aos preços alimentares globais",escrevem os analistas na atualização da previsão da inflação para este ano.

No comentário aos números do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique sobre a inflação de maio,que revela uma subida de 3,07% face ao mês homólogo de 2023,o departamento africano desta consultora britânica escreve que mantém a previsão de "uma reduzida subida na inflação dos combustíveis este ano devido à estabilidade da taxa de câmbio e a um modesto aumento nos preços do petróleo de Brent".

Em abril,a Oxford Economics estimava que a inflação ficasse nos 4,5% este ano,mas devendo acelerar de novo para 7% em 2025 devido ao reinício da construção dos estaleiros para a exploração de gás natural no norte do país.

"A construção do projeto de gás natural liquefeito da TotalEnergies a partir do segundo semestre e os esforços de reconstrução das províncias dilaceradas pela guerra no norte vai requerer grandes quantidades de dinheiro,bens e serviços,o que vai colocar as cadeias de abastecimento sob pressão",argumentavam,em abril,os analistas do departamento africano da Oxford Economics.

Por isso,a estimativa é que "a taxa de inflação média deverá aumentar novamente para mais de 7%" no próximo ano.

"Moçambique registou uma subida do nível geral de preços na ordem de 3,07%" em maio face ao mesmo mês de 2023 (período homólogo),lê-se no Índice de Preços no Consumidor divulgado na terça-feira.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Prefeito de BH apresenta melhora e fará teste de extubação, diz boletim médico

Walter Salles fala sobre disputa do Globo de Ouro: 'um ano muito mais competitivo do que o de 'Central do Brasil''

Investindo com fé: como um fundo de US$ 24 bilhões quer dar marca religiosa à gestão de empresas nos EUA

Fies terá 56 mil vagas 100% financiadas para pessoas de baixa renda

Confrontos entre curdos e pró-turcos na Síria deixaram mais de 100 combatentes mortos nos últimos dois dias, diz ONG

Jovem baleada pela PRF consegue mexer braços e pernas, está lúcida e obedece a comandos, diz hospital

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap