Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Binter vai continuar a assegurar rota aérea entre Porto Santo e Funchal

2024-07-07 HaiPress

"Uma vez conhecida a decisão do Supremo Tribunal Administrativo,e tendo sido levantados os efeitos suspensivos anteriormente declarados,mantém-se a decisão de adjudicação à Binter no âmbito do concurso público internacional CP/3582/2022",disse fonte do Ministério das Infraestruturas,em resposta à Lusa.

Até à formalização do novo contrato público,a Binter,que já assegura a rota desde 2018,continuará a explorar os serviços aéreos regulares Porto Santo/Funchal/Porto Santo,que são prestados por concessão do Estado,com obrigações de serviço público.

O último destes contratos foi celebrado entre o Estado e a Binter em fevereiro de 2019,após concurso público,com duração de três anos,até abril de 2022,tendo sido entretanto aberto um novo concurso público internacional (com a designação CP/3582/2022).

No âmbito deste concurso,com sede nas Ilhas Canárias,foi declarada novamente vencedora pelo Conselho de Ministros (CM),após avaliação de um júri.

No entanto,a empresa Sevenair,que também concorreu,mas foi excluída,decidiu pedir a impugnação do processo,numa ação interposta contra a decisão do CM,na qual pedia a anulação da adjudicação e contestava a exclusão da sua proposta.

A exclusão da companhia foi justificada pela inexistência de um Certificado de Avaliação da Aeronavegabilidade (ARC) válido da aeronave Dornier 228-200,apresentada como aeronave de reserva,e o incumprimento de obrigações de serviço público estabelecidas no caderno de encargos.

A ação da Sevenair teve efeitos suspensivos sobre o concurso público,o que levou a que o contrato celebrado com a Binter em 2019 tivesse sido sucessivamente prolongado até agora,para que fosse assegurada a prestação do serviço público naquela rota aérea.

Uma decisão tomada pelo Supremo Tribunal Administrativo em 06 de junho julgou a ação da Sevenair improcedente,considerando que a proposta da empresa foi bem excluída e dando razão ao Conselho de Ministros,e levantando também o efeito suspensivo da ação.

A Binter realiza quatro voos diários entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap