Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Trabalhadores do Alfeite preocupados com situação financeira do estaleiro

2024-07-11 HaiPress

"Ficámos preocupados quando o senhor ministro disse que tinha pedido que fosse estudada a situação do Arsenal e que as medidas podem ser controversas e aí ficámos muito preocupados com o que é que o Governo poderá querer fazer com o Arsenal porque só faz sentido um Arsenal do Alfeite público,ao serviço do país,dos trabalhadores e da Marinha",disse à Lusa António Pereira,membro da comissão de trabalhadores.

Os trabalhadores do Arsenal do Alfeite reuniram-se hoje em plenário geral em frente ao Ministério da Defesa para exigir a realização de uma reunião com o ministro da Defesa,Nuno Melo,com o objetivo de tentar perceber que medidas estão a ser estudadas para resolver a situação do estaleiro que o governante centrista disse ter recebido "tecnicamente falido".

António Pereira salientou que os trabalhadores não sabem que medidas estão a ser analisadas mas rejeitou uma eventual privatização: "Não queremos que seja a solução para um estaleiro que tem como cliente potencial a Marinha,aqui até está em causa a questão da soberania nacional".

O membro da comissão de trabalhadores realçou que "o diagnóstico está feito" e que falta um governo "que queira de facto de uma vez por todas investir no Arsenal".

António Pereira alertou que o estaleiro necessita de meios humanos,uma vez que conta atualmente com 400 trabalhadores que muitas vezes são deslocados de "grandes projetos",mais demorados,para ir resolver reparações urgentes da Marinha o que muitas vezes prejudica o cumprimento de prazos.

Além de serem apenas 400,António Pereira salientou que recentemente foram admitidos alguns trabalhadores novos,que necessitam de ser formados e a média de idades ronda os 50 anos -- pessoas que poderão pedir a reforma sem conseguir passar conhecimentos técnicos a quem entrou.

Os trabalhadores aguardam agora que o ministro da Defesa,Nuno Melo -- que hoje se encontra em Washington,nos Estados Unidos da América,no âmbito da cimeira da NATO -- os receba.

No passado dia 25 de junho o ministro da Defesa Nacional afirmou que recebeu o Arsenal do Alfeite "tecnicamente falido" e que contraiu empréstimos de cerca de dois milhões de euros para pagar salários e cumprir obrigações fiscais.

"Recebemos um Arsenal do Alfeite tecnicamente falido,com inúmeros navios retidos muito acima do prazo previsto para a sua manutenção,causando um dano grande para o cumprir de missões,para a eficácia da Marinha Portuguesa mas a que teremos de dar resposta",anunciou.

Na altura,o governante e presidente do CDS-PP disse ter pedido que lhe fosse apresentado,no prazo de 30 dias,um conjunto de "possibilidades de saneamento da situação trágica financeira atual do Arsenal do Alfeite e propostas quanto a possíveis medidas que tenham em vista um outro modelo que garanta à Marinha portuguesa o que a Marinha necessita".

O Arsenal do Alfeite já atravessou,no passado,graves problemas financeiros que se chegaram a traduzir em atrasos de salários e até do subsídio de Natal em 2020 aos mais de 400 trabalhadores que constituem esta empresa,responsável pela reparação e manutenção dos navios da Marinha portuguesa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap