Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Inflação desacelera e cresce 2,48% no primeiro semestre do ano no Brasil

2024-07-11 HaiPress

No mês de junho a taxa de inflação no país sul-americano ficou em 0,21%,pressionada pelos preços dos alimentos,enquanto no mesmo mês do ano passado o Brasil registou uma deflação de 0,08%.

Os preços subiram no período,segundo o IBGE,pressionados pelos alimentos e bebidas,que,com um crescimento de 0,44%,foram responsáveis por 0,10 pontos percentuais do índice mensal. Em maio,os preços dos alimentos subiram 0,62%. 

Os dados mostram que a inflação em junho no Brasil,porém,foi a mais baixa dos últimos três meses e caiu para menos da metade da de maio (0,46%).

Já a inflação interanual no país passou de 3,93% em maio para 4,23% em junho,nível mais elevado dos últimos quatro meses,segundo o órgão responsável pelas estatísticas do Governo brasileiro.

O índice,é compatível com a meta que o Banco Central brasileiro se propôs para este ano,em que espera uma inflação de 3% com margem de tolerância de 1,5 pontos para cima ou para baixo.

Depois de atingir 4,62% em 2023,a inflação no Brasil,segundo projeções do órgão emissor,deve cair para 4% em 2024,para 3,4% em 2025 e para 3,2% em 2026.

Esta previsão é semelhante à dos economistas de mercado,segundo uma sondagem feita pelo Banco Central na semana passada,preveem que o Brasil fechará este ano com uma inflação de 4,02% e que o índice de reajuste dos preços desacelerará para 3,87% em 2025.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 0,95% para 75,63 dólaers

Ministro diz que fim de "fronteiras" só com passe intermodal nacional

Estudos sobre linha vermelha do metro esperados em dezembro, diz ministro

Wall Street mantém tendência de subida. Nasdaq e S&P500 renovam recordes

Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"

Paulo Macedo aceita convite para continuar à frente da CGD até 2028

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap