Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Estrasburgo é a capital mundial do livro em 2024

2024-07-12 HaiPress

Praça Gutenberg,em Estrasburgo,celebra pioneiro da impressão — Foto: Clara Tuma/The New York Times

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/07/2024 - 04:30

Estrasburgo: Capital Mundial do Livro

Estrasburgo é a Capital Mundial do Livro em 2024,com mais de 200 eventos literários programados. A cidade é conhecida por sua rica história de impressão e possui atrações permanentes para os amantes da literatura. (Seth Sherwood,do New York Times)

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Atenção,bibliófilos: coloquem Estrasburgo,a maior cidade do leste da França,no radar. Lar de Johannes Gutenberg,pioneiro da impressão por tipos móveis,que viveu no século XV,ela recebeu o título de Capital Mundial do Livro pela Unesco em 2024. Até abril do próximo ano,mais de 200 eventos e atividades serão promovidos em Estrasburgo e em seus arredores,cidade poliglota na fronteira alemã,com suas casas de pão de gengibre em enxaimel,telhados de duas águas — com duas inclinações opostas,formando um “V” invertido —,canais pitorescos e torres de igreja que parecem ter saído de um livro de contos.

'A crise hoje é existencial': Zizek reescreve obra mais famosa e solta o verbo contra Neymar,Putin e a democracia liberal 'Ouvidor do Brasil': em novo livro,Ruy Castro revela lado B de Tom Jobim

Entre os eventos,há exposições dedicadas a Gustave Doré — nativo de Estrasburgo e talvez o ilustrador de obras literárias mais famoso do século XIX — e Julie Doucet,inovadora romancista gráfica e artista visual de Quebec. A Fête des Imprimeurs (ou Festival dos Impressores) — que é anual,e cuja edição de 2024 foi há poucos dias,na Praça Gutenberg — apresenta todos os ofícios envolvidos na criação de livros,inclusive mediante workshops interativos.

Mas os eventos da Unesco não são a única razão para visitar Estrasburgo. A cidade tem muitas atrações permanentes para os amantes da literatura,desde lojas de histórias em quadrinhos e livrarias independentes até bibliotecas históricas e especializadas em livros antigos. (Seth Sherwood,do New York Times)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap