Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

PT mantém liderança em ranking de partidos que têm mais simpatia dos brasileiros, mas distância para o PL cai

2024-07-14 HaiPress

Barraca na Zona Sul do Rio com artigos para eleitores de Bolsonaro e Lula nas eleições de 2022 — Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/07/2024 - 04:30

Identificação partidária no Brasil: PT lidera em simpatia

O PT continua líder em simpatia partidária,mas a vantagem sobre o PL diminuiu. A maioria dos brasileiros não tem preferência por partido. Pesquisa mostra que o PT é citado por 55% dos que não gostam de nenhum partido. O levantamento foi realizado em diversas cidades do Brasil e revela que a identificação partidária ainda é minoritária na população.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A rodada deste ano da pesquisa “A Cara da Democracia”,feita pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT),mostra que PT e PL polarizam o conjunto de brasileiros que nutrem simpatia por algum partido — grupo que é,contudo,minoria na população. Os dados mostram que três em cada quatro entrevistados não têm quaisquer preferências partidárias. O levantamento é financiado pelo CNPq,Capes e Fapemig. O IDDC-INCT reúne pesquisadores das universidades UFMG,Unicamp,UnB e Uerj.

Entre a faixa minoritária que diz simpatizar com alguma legenda (23% do total),o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 52% da preferência nesta parcela,enquanto a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro tem 23%. A distância entre as duas siglas,embora ainda significativa,caiu. Em 2023,65% citavam o PT,ante 15% do PL.

A título de comparação,a soma da preferência por todas as demais siglas chega a apenas 14%. Na terceira posição,o MDB,que elegeu em 2020 o maior número de prefeitos no país,tem a simpatia de apenas 4% desse grupo.

Pesquisa 'A Cara da Democracia',edição de 2024 — Foto: Editoria de Arte

Variações em um ano

Segundo o levantamento,há mais brasileiros que nutrem antipatia do que simpatia por partidos: 40% dos entrevistados afirmaram não gostar de nenhuma sigla,bem mais do que os 23% que gostam de alguma. Os percentuais são similares aos que a pesquisa captou em 2023.

Entre os que não gostam de partido algum,o PT é citado por 55%,o mesmo patamar que registrava no ano passado. Já o PL é rechaçado por 23%; eram 19% há um ano,de acordo com a pesquisa.

A pesquisa "A Cara da Democracia" foi feita com 2.536 entrevistas presenciais de eleitores em 188 cidades,de todas as regiões do país,entre 26 de junho e 03 de julho. A margem de erro é estimada em dois pontos percentuais para mais ou menos e o índice de confiança é de 95%.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap