Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Naufrágio do Vital de Oliveira: Brasil perdeu 35 navios ao longo da Segunda Guerra Mundial

2024-07-14 HaiPress

Destroços encontrados no fundo do mar do Vital de Oliveira,navio brasileiro naufragado em 1944 — Foto: Foto: Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/07/2024 - 04:30

Perdas navais e entrada na guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial,o Brasil perdeu 35 navios,incluindo torpedeamentos e acidentes operacionais. A atividade submarina alemã prejudicou a frota,levando à perda do Vital de Oliveira em 1944. A pressão popular levou o Brasil a declarar guerra após ataques no Nordeste.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

“Torpedeado e afundado o Vital de Oliveira”. Assim O GLOBO registrou em título na capa da edição de 22 de julho de 1944 o ataque ao navio brasileiro,três dias depois do naufrágio. A demora em noticiar a tragédia se explica pelo ritmo mais lento de circulação das informações e a maior dificuldade para se confirmar os acontecimentos,em especial em circunstâncias como aquela.

Naqueles dias de julho,a cobertura sobre os desdobramentos da Segunda Guerra Mundial vinha tomando conta de toda a primeira página e trazia o frenesi das revelações sobre a derrocada da Alemanha,na Europa. Àquela altura,os aliados já haviam desembarcado pelo Oceano Atlântico na Normandia com a liderança dos Estados Unidos,no DIA D,e na Frente Oriental as tropas nazistas enfrentavam duros combates com o Exército Vermelho,da então União Soviética.

Desde agosto de 1942,as águas brasileiras haviam se tornado definitivamente parte do conflito. Naquele mês,foi um ataque em série de outro U-boot,o U-507,que mudou a trajetória do Brasil: ele torpedeou seis navios mercantes brasileiros,provocando mais de 600 mortes em apenas três dias. A carnificina na costa do Nordeste provocou uma convulsão na opinião pública brasileira,em choque com as imagens dos mortos e feridos chegando aos portos e praias. A pressão popular,com intensos protestos nas ruas,levou o Governo de Getúlio Vargas finalmente a declarar guerra.

– Demorou um tempo até que os aliados entendessem com conseguir enfrentar a capacidade da guerra submarina alemã,que conseguiu fazer um estrago gigantesco - diz o professor Raul Coelho Barreto Neto.

Contudo,quase dois anos depois da série de torpedeamentos na costa do Nordeste,a libertação da França e a retomada das bases navais que estavam em poder da Alemanha nazista,bem como a presença dos aliados no Norte da África,foram fatores que impactaram fortemente a autonomia da frota da ditadura de Adolf Hitler,de acordo com Barreto Neto. Esse cenário,diz o historiador,fazia com que fosse considerada pequena a possibilidade de novas ações de U-boot na costa do Brasil,quando o Vital de Oliveira foi alvo do torpedo.

– Não se acreditava mais que um ataque fosse possível àquela altura. A atividade submarina dos alemães estava sensivelmente prejudicada.

Ao todo,o Brasil perdeu 35 navios ao longo da Segunda Guerra Mundial,chegando a mais de 1.400 mortes. Na Marinha do Brasil,além do Vital de Oliveira,foram a pique a corveta Camaquã,por conta de péssimas condições de mar,e o cruzador Bahia,num acidente operacional.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap