Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Economist Intelligence Unit antecipa vitória de Trump e aumento da inflação

2024-07-21 HaiPress

Numa nova análise publicada no 'site' da Economist Intelligence Unit,a EIU admite uma mudança nas previsões,dando agora a vitória a Donald Trump nas eleições de 05 de novembro,avaliando que as esperanças de reeleição de Joe Biden diminuíram após o seu desempenho amplamente criticado no debate presidencial de junho.

 

Na visão da EIU,a campanha de Biden também não tem sido bem-sucedida em transmitir os fundamentos da sua política económica aos eleitores,que "ainda se estão a adaptar a um período plurianual de inflação elevada".

"Embora Biden possa,em última análise,optar por se afastar [da recandidatura],potencialmente injetando novo entusiasmo na corrida democrata,a logística para o fazer é complicada e um candidato alternativo terá pouco tempo para desenvolver o perfil e a plataforma necessários para desafiar Trump",observou.

Tendo isso em conta,a previsão avançada é a de que o magnata republicano vencerá o sufrágio.

Embora Trump possa enfrentar "algumas restrições políticas" quando iniciar o seu mandato,o economista-chefe da EIU acredita que o ex-presidente "terá margem para levar a cabo os planos para aumentar as tarifas de importação dos Estados Unidos e reforçar as restrições à imigração" - algumas das suas promessas de campanha.

"Isto causará perturbações nos negócios e,acreditamos,um abrandamento do crescimento dos Estados Unidos e um aumento da inflação. Outros países terão de enfrentar as consequências da procura mais fraca dos Estados Unidos,das taxas de juro norte-americanas mais elevadas e dos fluxos de remessas mais restritos",anteviu.

Além disso,a pressão de Trump para recalibrar as alianças de segurança norte-americanas levará a algumas dificuldades sobre como acomodar as novas necessidades de gastos com defesa,adianta.

Outra das consequências de um segundo mandato de Trump será sentida em matéria de alterações climáticas e transição energética,que estagnará.

"Pensamos também que o apoio dos Estados Unidos à ação internacional em matéria de alterações climáticas se dissipará,retardando os esforços de mitigação e a transição verde global",conclui a análise.

O ex-presidente Donald Trump aceitou formalmente na quinta-feira a nomeação como candidato presidencial Partido Republicano e defendeu que a "discórdia e a divisão" na sociedade norte-americana "devem ser curadas".

Num discurso de uma hora e meia na Convenção Nacional Republicana, Trump expôs ainda as promessas para um segundo mandato,incluindo a redução do custo de alimentos e gasolina,mais empregos e a segurança da fronteira.

Trump lidera as sondagens para as presidenciais, num momento em que aumenta pressão dos líderes democratas para que Biden reavalie sua candidatura e crescem as expectativas de que a crise seja resolvida nas próximas horas ou dias.

Biden afirmou numa entrevista à BET News,publicada na quarta-feira,que reconsideraria a sua decisão de continuar a campanha para as eleições de novembro se um médico lhe diagnosticasse um problema de saúde grave.

Esta foi a primeira vez que Biden deixou a porta aberta à possibilidade de renunciar à sua candidatura presidencial face à crescente pressão que tem enfrentado dentro do partido para o fazer,à qual até agora tem respondido de forma desafiadora.

São já mais de 20 os legisladores democratas,a maioria deles representantes da câmara baixa do Congresso (Câmara dos Representantes),que solicitaram publicamente que o Presidente abandonasse a corrida eleitoral devido à sua capacidade física e mental e entregasse a oportunidade a outro candidato.

Apesar dos apelos,a diretora da campanha presidencial de Biden garantiu hoje que o Presidente permanece "em absoluto" na corrida à Casa Branca.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap