Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Sucesso em 2016, pira olímpica do Rio será reacesa nesta quinta-feira; saiba como está o entorno

2024-07-25 HaiPress

Antônio Balbino observa a pira olímpica no Centro — Foto: Carmélio Dias

Cercada por grades,com uma enorme grua ao seu lado e diante de um aviso que informa a realização de obras no local,a pira olímpica do Rio,emoldurada por uma escultura de ares futurísticos,era apenas mais um ponto na paisagem da esplanada em frente à Igreja da Candelária,no Centro do Rio,no início da tarde de ontem. Um grupo com cerca de trinta turistas estrangeiros chegou a desembarcar no local,mas ignorou a relíquia dos jogos de 2016 e seguiu em busca de outras paradas.

'Não tem medo de tubarões? Bem,agora eles estão com cocaína',destaca o The New York Times sobre estudo feito no RioCarnaval 2025: saiba quanto vai custar passaporte para acompanhar as três noites de desfiles na Sapucaí

O momento,digamos,um tanto apagado da atração,no entanto,termina hoje. Às 17h a prefeitura promete uma pequena festa para reacender a pira olímpica carioca. Criado como forma de reverenciar os Jogos Olímpicos de Paris,cuja abertura será realizada amanhã,o evento custará R$ 72,5 mil aos cofres do município. O valor contempla ainda a recuperação da escultura cinética — capaz de movimentos circulares e concêntricos impulsionados pela força do vento — assinada pelo artista norte-americano Anthony Howe.

Não é a primeira vez que o fogo voltará a arder na pira do Rio. Em 2021,por ocasião dos jogos de Tóquio,ela já havia sido reativada. A grua que chama atenção ao lado da escultura está ali justamente para elevar até a pira as pessoas responsáveis por fazer o simbólico acendimento. A ideia é que o fogo siga brilhando por ali pelo menos até o encerramento dos jogos parisienses,marcado para 11 de agosto.

Estiagem: Seis cidades do RJ têm seca severa e algumas estão na Serra; saiba quais são

A aposta é que o fogo aceso,aliado ao esperado interesse pelos jogos olímpicos em curso,traga à escultura o brilho de outros tempos. Acostumado a andar pelo Centro em busca de atrações culturais,o mecânico Antônio Balbino Silva Santos,de 65 anos,foi um dos poucos que se interessou por parar para admirar a pira no período de pouco mais de uma hora que O GLOBO esteve no local,ontem.

— Sempre faço um giro pelo Centro atrás de museus,adoro arte. Mas por algum motivo não conhecia essa escultura. Ela gira é? Poxa,já é linda parada,imagina girando. Acho incrível a imaginação humana — reflete Balbino.

Saiba mais: Nova frente fria prevista deve dar a cara do inverno ao RJ,e,até lá,tardes devem ser mais quentes

O militar Wagner de Lima Costa,de 55 anos,já conhecia a escultura e fez questão de levar a filha de 11 anos — que tinha apenas 3 quando os jogos do Rio aconteceram. Frustrado por não poder mostrar os movimentos da escultura à menina,decidiu ir tirar fotos e na "Nau dos descobrimentos",no Espaço Cultural da Marinha,logo ali em frente.

—É uma coisa recente,mas já é histórica,tem que conhecer. Pena que está parada — disse.

(Colaborou Luiz Ernesto Magalhães)

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap