Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Em especial na GloboNews, Fernando Gabeira contará a história de navio usado para transportar homens escravizados

2024-07-27 HaiPress

Fernando Gabeira no especial “Pelas estradas do Brasil – A história do navio Camargo' — Foto: Divulgação

Fernando Gabeira na baía do Bracuí,em Angra dos Reis,durante as gravações do especial “Pelas estradas do Brasil – A história do navio Camargo”,que irá ao ar no próximo dia 4,na GloboNews. A embarcação era usada para transportar homens escravizados.

Leia também: Antonio Haddad voltará bem diferente na segunda temporada de 'Os outros'E mais: Bianca Rinaldi fala sobre nova peça,reunião das paquitas para documentário e repercussão de foto com o marido

— A história da escravatura no Brasil ainda não foi toda escrita. O episódio do Camargo é um dos mais fascinantes. Ele entrelaça a história do Brasil com a da África e dos Estados Unidos. Os navios americanos mais leves e velozes tiveram um grande papel no transporte dos africanos. A pesquisa sobre o Camargo foi financiada pelo Smithsonian Institute. Espera-se um filme de Hollywood sobre o caso: o capitão fugiu do litoral brasileiro vestido de mulher. Mais tarde,foi condenado à morte no governo de Lincoln — conta Gabeira.

Quando o tráfico de escravos já estava proibido no Brasil,no meio do século 19,fazendeiros do Vale do Paraíba continuavam importando africanos através de barcos leves produzidos nos Estados Unidos. O navio Camargo chegou a Angra em 1852,com cerca de 500 escravizados.

TV e famosos: se inscreva no canal da coluna Play no WhatsApp

O capitão da embarcação,Nathaniel Gordon,descobriu que seria apreendido,decidiu afundar o navio e fugiu. Alguns africanos escaparam com vida e foram entregues a traficantes antes de aportarem em Santa Rita do Bracuí,onde existe um importante quilombo,que também recebeu a visita de Gabeira.

SIGA A COLUNA NAS REDES

No Twitter: @colunaplay

No Instagram: @colunaplay

No Facebook: Coluna Play

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap