Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Trabalhadores da Carristur fazem greve de 24 horas no sábado

2024-07-27 HaiPress

Convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP),a greve inicia-se às 00h00 e termina às 24h00 de hoje,dia 27.

 

No domingo -- e à semelhança do que vem acontecendo desde o dia 20 --,os trabalhadores voltam à greve parcial,que afeta as três primeiras e as três últimas horas do dia de trabalho,protesto que se manterá até haver evolução nas negociações com a empresa,adiantou à Lusa Manuel Leal,do STRUP.

Os trabalhadores (em geral) da Companhia Carris de Ferro de Lisboa,operador de transportes públicos da capital,cumpriram uma greve parcial entre os dias 15 e 19,exigindo melhores condições de trabalho,incluindo um aumento de 100 euros na tabela salarial e a redução do horário para as 35 horas semanais,incluindo os tempos de deslocação no horário de trabalho,e a atualização dos valores do subsídio de refeição.

Como entretanto a empresa fez uma atualização de 60 euros,o sindicato pede que sejam somados 40 euros,de forma a corresponder à reivindicação de mais 100 euros na tabela.

Outra das reivindicações do STRUP é "a integração definitiva" dos trabalhadores da Carrisbus,que assegura a manutenção e reparação de autocarros e elétricos,e da Carristur,que presta serviços de turismo e formação,ambas detidas a 100% pela Carris.

A greve abrangeu inicialmente motoristas e guarda-freios,aos quais se juntaram os trabalhadores das oficinas da Companhia Carris de Ferro de Lisboa,operador de transportes públicos da capital.

Naquele período,o STRUP contabilizou "uma adesão superior a 90%" e "algumas situações de paralisação de turnos,na ordem dos 100%".

Segundo a Carris,a adesão à greve parcial foi,em média,de 3,3% no universo global" da empresa.

Entre os tripulantes a adesão "foi de 27,6%,o que determinou supressões no serviço público,entre os 5,5% e os 10%",indicou a empresa.

Caso a Carris não corresponda às suas reivindicações,o STRUP desencadeará um pré-aviso de greve de 24 horas para 18 de setembro,abrangendo todos os setores da empresa.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 0,95% para 75,63 dólaers

Ministro diz que fim de "fronteiras" só com passe intermodal nacional

Estudos sobre linha vermelha do metro esperados em dezembro, diz ministro

Wall Street mantém tendência de subida. Nasdaq e S&P500 renovam recordes

Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"

Paulo Macedo aceita convite para continuar à frente da CGD até 2028

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap