Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Alterações ao IRS em Diário da República. Entram em vigor (já) amanhã

2024-08-08 HaiPress

A lei aprovada no parlamento partiu de um projeto de lei do PS,que foi depois promulgado pelo Presidente da República,apesar de o Governo argumentar que poderia ter sido pedida fiscalização preventiva.

 

Segundo este decreto,as taxas dos 1.º e 2.º escalões baixam,respetivamente,de 13,25% para 13% e de 18% para 16,5%,enquanto no escalão há uma redução de 23% para 22% e no 4.º escalão de 26% para 25%.

No 5.º e 6.º escalões,cujas taxas atuais são de 32,75% e 37%,as taxas recuam para,32% e 35,5%.

Não há reduções nas taxas dos restantes três escalões de IRS,ao contrário do que previam a proposta inicial do Governo e um texto de substituição de PSD e CDS-PP,que apenas deixavam sem alterações o 9.º escalão.

Os limites dos escalões mudam também,sendo que o 7.º escalão passa a abranger os rendimentos coletáveis de mais de 39.791 até 43.000 euros,o 8.º de 43.000 até 80.000 euros e o 9.º abrange os rendimentos superiores a 80 mil euros (quando antes era 81.199 euros).

A lei prevê ainda que os limites dos escalões de rendimento coletável serão "atualizados anualmente,mediante a aplicação aos referidos limites da taxa de variação do deflator do Produto Interno Bruto [PIB] e da taxa de variação do Produto Interno Bruto por trabalhador,apuradas com base nos dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no terceiro trimestre do ano anterior à entrada em vigor da Lei do Orçamento do Estado".

Além disso,a dedução específica (cujo valor está fixado nos 4.104 euros há vários anos) vai evoluir em função da taxa de atualização do Indexante de Apoios Sociais (IAS).

A entrada em vigor destas leis é o dia seguinte à publicação,ou seja,esta quinta-feira,dia 08 de agosto.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Juros da dívida de Portugal sobem a dois, a cinco e a 10 anos

Padaria Portuguesa vai abrir mais 40 lojas e criar 600 novos empregos

As previsões para os combustíveis confirmaram-se? Vamos a contas

Taças 'invadem' futebol. Os jogos que prometem aquecer a semana

Presidente da Fosun perde 20 lugares na lista dos multimilionários chineses

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,56%

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap