Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Poder de fixar tarifas da água vai voltar para reguladora em 2026

2024-08-09 HaiPress

Este ano,ainda foi o executivo responsável pela fixação de tarifas,tendo sido decidido "manter os preços de 2023 com um ajuste à inflação prevista",indicou o ministro da Presidência,na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de hoje.

 

António Leitão Amaro anunciou então a aprovação das tarifas para 2024,apontando: "houve uma decisão passada de tornar esse poder de fixação das tarifas político,temos de exercer".

Já a "decisão para o futuro que vale a partir do ciclo tarifário de 2026 é de devolver poderes de fixação de tarifa à ERSAR,a entidade reguladora independente".

Para o ministro,"não deveria ter saído dali em 2021,foi um erro",pelo que o governo altera e regressa à "situação pré-existente: o poder de fixação de tarifas para os vários tipos de sistemas volta para o regulador,que o fará com independência,racionalidade e imparcialidade".

No domínio da água,António Leitão Amaro adiantou ainda que vão "permitir que todos os municípios do país,independentemente de agregação,se possam candidatar a fundos europeus".

Isto já que muitos territórios de baixa densidade "não conseguem fazer melhorias nos sistemas de água" e por isso é "necessário permitir que todos possam aceder a fundos europeus para ter projetos financiados de melhoria dos sistemas de águas".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap