Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo altera plano estratégico da água para reduzir limitações a financiamento

2024-08-09 HaiPress

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros,que esteve hoje reunido em Lisboa,foi aprovada uma resolução que altera o plano,"adaptando as políticas de financiamento de investimentos relativos ao ciclo urbano da água às especificidades e circunstâncias de cada território,eliminando ou reduzindo limitações à candidatura de municípios a financiamento europeu de obras em infraestruturas do ciclo urbano da água".

 

O Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais 2030 (PENSAARP 2030),que identifica prioridades de investimento e financiamento no setor até 2030,foi aprovado em dezembro,pelo anterior governo socialista,liderado por António Costa.

Segundo indicou na altura o executivo,o PENSAARP 2030 (para o período 2021-2030) atualiza o plano que esteve vigente para o período 2014-2020 (PENSAAR 2020),acrescentando uma componente nova,a da gestão das águas das chuvas.

O PENSAARP 2030 (para o período 2021-2030),foi então divulgado,prevê 70 medidas que pretendem contribuir para a "eficácia,eficiência,sustentabilidade e valorização económica,ambiental e societal dos serviços" de abastecimento de água e gestão de esgotos e águas e foi elaborado "partindo da avaliação da situação atual do setor e tendo presentes,designadamente,os desafios emergentes das alterações climáticas" das chuvas.

Já este ano,em fevereiro,a Associação das Empresas Portuguesas para o Sector da Água (AEPSA) alertou que o plano estratégico do setor,que entretanto tinha sido publicado,discriminava cerca de 80% dos municípios portugueses ao exigir que estivessem agregados para concorrerem ao PT2030.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap