Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Prêmio Atabaque de Ouro, considerado maior encontro de curimbeiros do país, homenageia o Afoxé Filhos de Gandhy

2024-08-10 HaiPress

Atabaque de Ouro fará homenagem ao Afóxé Filhos de Gandhi,que retorno ao Rio após 12 anos — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 10/08/2024 - 04:30

Premiação valoriza cultura afro: 18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro no Rio de Janeiro

O Prêmio Atabaque de Ouro,maior encontro de curimbeiros do Brasil,chega à 18ª edição homenageando o Afoxé Filhos de Gandhy. O evento,que ocorrerá na quadra da Portela,premiará artistas de festivais de terreiro e contará com shows,feira cultural e participações especiais. Promovendo a cultura afro,busca valorizar e incentivar profissionais do segmento. A iniciativa visa fortalecer a cultura afro-brasileira e atrair um público de cerca de 3 mil pessoas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O Prêmio Atabaque de Ouro chega à sua 18ª edição esse ano como o maior encontro de curimbeiros do Brasil. A premiação criada em 2005 reúne os campeões dos festivais de melodias de terreiro espalhados pelo país. Os premiados receberão troféus em diferentes categorias,como melhor curimbeiro,melhor figurino,melhor letra e melhor intérprete,entre outros. O evento que acontecerá na quadra da Portela,em Madureira,terá como grande homenageado o Afoxé Filhos de Gandhy,da Bahia,que não se apresenta para os cariocas há mais de uma década,e durante o espetáculo fará um show.

Violação à liberdade religiosa: Assim como Anitta,terreiros de religiões de matriz africana no Rio sofrem com ataques de intolerância religiosaCarnaval 2025: Ouça o samba de Anitta para a Unidos da Tijuca sobre o orixá que rege a cantora

— A gente busca sempre trazer para o evento mestres,cantores e artistas da cultura popular para apadrinhar e com isso mostrar essa pluralidade de culturas. Vemos que as pessoas trabalham muito isoladas com a sua questão e seus segmentos,quando na verdade precisamos dar as mãos porque há um processo de exclusão a tudo aquilo que tem tambor e faz referência à cultura afro — afirma Marcelo Fritz,coordenador executivo do Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro (Icapra) e diretor-geral do evento.

Em edições anteriores,o evento já foi apadrinhado por artistas como Alcione,Leci Brandão,Dona Ivone Lara,Moacyr Luz,Marquinhos de Oswaldo Cruz,Neguinho da Beija- Flor,Rita Benedito e Dudu Nobre. Durante o espetáculo,o Afoxé Filhos de Gandhy receberá o título de "Padrinho",seguido de um grande show. O presidente Gilsoney de Oliveira e 17 integrantes confirmaram presença.

—Estamos eufóricos,uma honra apadrinhar e fazer parte da família Atabaque de Ouro,a 18º edieção será o maior frenesi,uma festa icônica... Ajayô — comemora Gilsoney,

Roteiro do afeto: personalidades LGBTQIA+ revelam lugares favoritos no Rio

Grupo Afro Cultural Orunmilá receberá homenagem por suas três décadas e meia de atuação — Foto: Divulgação

O evento também homenageará o Grupo Afro Cultural Orunmilá,pelas mais de três décadas de atuação. O criador e gestor do grupo e presidente da Federação dos Blocos Afro e Afoxés do RJ (Febarj),Paulo Cesar Xavier considera o Atabaque de Ouro um marco na cultura das religiões de matrizes africanas.

—É,sem dúvida. o maior encontro dos povos de terreiro e ter o Afro Orunmilá homenageado,como reconhecimento aos seus trinta e cinco anos de existência e trabalho,é um grande orgulho,um incentivo a mais para continuarmos essa trajetória dentro da cultura afro— apontou Xavier.

Túnel da Covanca: Vinte e quatro das 110 vítimas de incêndio na Linha Amarela seguem internadas; duas no CTI

As atividade começam a partir das 13h e segue até às 19h30,prometendo grande surpresas. Além de muita música e participações especiais,o evento contará com uma feira cultural,com cerca de cinquenta expositores das mais diversas artes e culinária popular.

Os festivais de melodias de terreiro surgiram no início da década de 70 e chegaram a ocupar quadra de grandes agremiações e até mesmo o Maracanãzinho,na década de 90. O objetivo dos organizadores do Atabaque de Ouro é valorizar,dar destaque e incentivar artistas,produtores e intérpretes,entre os demais profissionais que se envolvem nas produções com essa temática.

Casacos a postos: Rio pode ter o fim de semana mais gelado do ano com chegada de nova frente fria; veja previsão

—É uma premiação para os destaques dos festivais de melodias de terreiro. O prêmio foi criado para fomentar esse movimento surgido na década de 1960 e que deve um crescimento e depois viveu um período de baixa. A ideia é fortalecer e incentivar essas iniciativas. Com isso ganhamos todos nós,com os shows e as ações afirmativas,que são esses eventos que promove e difunde nossa cultura — diz Marcelo Fritz.

A edição anterior foi realizada na quadra da Grande Rio,em Duque de Caixas. O evento desse ano — que também prestará uma homenagem ao professor José Beniste,fundador do Icapra e autor de obras de referências sobre cultura afro — deve atrair um público em torno de 3 mil pessoas,pelos cálculos da organização.

Serviço

18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro

Data: 10 de agosto (sábado)Horário: das 13h às 19h30Local: Quadra da Portela (Rua Clara Nunes,81,MadureiraIngressos: a partir de R$ 20

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap