Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo decreta serviços mínimos na greve da easyJet após desacordo

2024-08-13 HaiPress

Em despacho conjunto dos ministérios das Infraestruturas e do Trabalho,publicado no site da Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT),refere-se que a determinação dos serviços mínimos contempla os serviços considerados "necessários para suprir as necessidades sociais impreteríveis referentes ao direito constitucional à deslocação",atendendo-se ao número de dias da greve,à época abrangida,"em que,por razões sociais,se assiste à deslocação de um número significativo pessoas e ao facto de nos encontrarmos em pleno verão IATA (nomenclatura aeroportuária da International Air Transport Association),bem como a necessidade de salvaguarda da continuidade territorial das Regiões Autónomas".

 

Desta forma,o Governo definiu que,na quinta-feira,a companhia aérea assegure como serviços mínimos três voos de ligação Lisboa -- Funchal -- Lisboa,um voo de ligação Lisboa -- Genebra -- Lisboa,uma ligação Lisboa -- Luxemburgo -- Lisboa,dois voos de ligação Porto -- Funchal -- Porto,uma ligação Porto -- Genebra -- Porto,uma ligação Porto -- Luxemburgo -- Porto,outra Porto-Porto Santo-Porto,um voo de ligação Faro-Genebra-Faro e outro Faro-Londres-Faro.

Já no dia 16 devem ser cumpridas duas ligações Lisboa -- Funchal -- Lisboa,uma Lisboa -- Genebra -- Lisboa,uma Lisboa -- Luxemburgo -- Lisboa,uma Lisboa -Porto Santo -- Lisboa,duas Porto -- Funchal -- Porto,uma Porto -- Genebra -- Porto,uma Porto -- Luxemburgo -- Porto,uma Faro-Genebra-Faro e ainda uma Faro-Londres-Faro.

No último dos três dias de greve de 24 horas,a companhia aérea tem de assegurar dois voos de ligação Lisboa -- Funchal -- Lisboa,um voo de ligação Porto -- Funchal -- Porto,um Porto - Genebra -- Porto,um Porto -- Luxemburgo -- Porto,um Faro-Genebra-Faro e ainda um voo de ligação Faro-Londres-Faro.

No pré-aviso de greve,o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) defendia que não deviam ser decretados serviços mínimos para esta greve,argumentando que o conceito de necessidades impreteríveis no setor do transporte aéreo apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira,por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte,que são destinos assegurados por outras companhias aéreas.

A Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) promoveu uma reunião entre o sindicato e a empresa para definição de serviços mínimos,como é habitual nos casos em que não há acordo entre as partes,tendo a companhia aérea apresentado uma proposta com a qual o SNPVAC não concordou.

"A EasyJet - Airline Company Limited - Sucursal em Portugal é uma empresa privada pelo que,não tendo existido acordo,a definição dos serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar,compete aos membros do Governo responsáveis pela área laboral e pelo setor de atividade em causa",explica o Ministério,no mesmo documento.

Segundo o pré-aviso de greve enviado pelo sindicato ao Ministério do Trabalho e à companhia aérea,a que a Lusa teve acesso,a paralisação tem início às 00:01 do dia 15 de agosto e fim às 24:00 de dia 17,para "todos os voos realizados pela easyJet,bem como para os demais serviços a que os tripulantes de cabine estão adstritos",em território nacional.

O sindicato diz que os trabalhadores estão insatisfeitos com o "contínuo e cada vez mais acentuado desrespeito pela sua dignidade profissional",com os problemas de falta de estabilidade de escalas,com o tratamento discriminatório relativamente aos pilotos nas compensações dadas no âmbito da disrupção de verão,com a insuficiência de pessoal em todos os departamentos relevantes,ou com a pressão para fazer horas extraordinárias.

[Notícia atualizada às 16h08]

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap