Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Cinco agências de viagens arriscam coimas até 45.000 euros por infrações

2024-08-15 HaiPress

"Verificou-se que,na publicidade divulgada nas redes sociais,metade das agências de viagem em análise não cumpre a lei ao publicitar viagens com um valor promocional em destaque,sem mencionar outros custos associados",informou a Direção-Geral do Consumidor (DGC),em comunicado enviado às redações.

 

A autoridade pública para a defesa do consumidor levou a cabo,entre 09 e 26 de julho,uma ação de fiscalização relativa à publicidade das tarifas aéreas publicitadas por agências de viagens,tendo analisado 367 mensagens comerciais,divulgadas em 32 páginas de sites e redes sociais (Facebook e Instagram) de 10 operadores económicos.

"Na sequência das infrações detetadas foram elaborados cinco autos de notícia contra cinco empresas,o que pode dar origem à aplicação de coimas entre os 3.500 euros e os 45.000 euros",apontou a DGC.

De acordo com a lei,explicou,toda a publicidade que faça referência a tarifas de transporte aéreo deve indicar o preço total a pagar pelo consumidor,incluindo as taxas,impostos e outros encargos,bem como a informação de que a comercialização da tarifa está sujeita ao número de lugares disponíveis.

Deve também ser indicado,"de forma bem visível,clara e inequívoca,se o preço se refere à viagem de ida ou de volta ou à viagem de ida e volta",realçou a autoridade,acrescentando que aquela informação "é fundamental para permitir ao consumidor comparar preços e condições de oferta,assegurando assim uma comunicação clara,adequada e transparente".

A DGC ressalvou que,ao contrário do que detetou nas redes sociais,nos sites das agências de viagens são indicadas todas as informações legais obrigatórias.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap