Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Respiração, relaxamento e ginástica: conheça o método que Lady Di usava para tonificar corpo e acalmar mente

2024-08-16 HaiPress

Diana,princesa de Gales,em Melbourne,Austrália,1988 — Foto: Anwar Hussein/Getty Images

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/08/2024 - 04:00

"O Pilates na Rotina de Lady Di: Equilíbrio entre Corpo e Mente"

Lady Di adotava o pilates para equilibrar corpo e mente,fortalecendo músculos e postura. O método também era usado para aliviar o estresse da vida pública. Exercícios como "cisne" e "foca" eram favoritos da princesa,resultando em um corpo tonificado. O balé clássico também era parte de sua rotina,contribuindo para uma postura melhor. A prática de pilates,criada por Joseph Pilates,ganhou destaque entre os bailarinos de balé clássico,fortalecendo a ideia de bem-estar e saúde.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Lady Diana Spencer,mais conhecida como princesa Diana,é lembrada não apenas por seu carisma e compromisso com causas humanitárias,mas também por sua forte divulgação de um estilo de vida saudável. Ao longo de sua vida,Lady Di demonstrou que o exercício e os bons hábitos eram fundamentais para manter um equilíbrio físico e mental em meio às exigências árduas da vida pública.

'Como faz isso antes de sair o resultado do DNA?': Mãe de suposta filha de Neymar é alvo de críticas após expor menina na webBeijo grego: conheça prática sexual que conquistou Pedro Scooby na cama e desafia a masculinidade frágil

Além de sua imagem pública,Diana se tornou um símbolo de como a adoção de hábitos saudáveis e a atividade física regular podem impactar positivamente a vida de uma pessoa. Sua abordagem ao bem-estar físico e mental continua a ser uma fonte de inspiração,demonstrando que o exercício e a saúde não são apenas questões estéticas,mas pilares fundamentais para uma vida plena e equilibrada.

Diana,a Princesa de Gales,chega ao aeroporto de Orly,em novembro de 1992 — Foto: Joel ROBINE / AFP

Especificamente,foi após o nascimento de seus dois filhos que a então integrante da família real começou a seguir rigorosamente planos alimentares e treinamentos. Aqueles que fizeram parte de seu círculo afirmam que parte do estresse que sentia devido à pressão midiática e aos compromissos de seu trabalho como princesa era canalizado por meio da atividade física. O passar do tempo provou isso,já que Spencer deslumbrava em cada aparição pública com um corpo mais tonificado e uma silhueta esbelta.

Em uma entrevista à revista Vogue,Carolan Brown – preparadora física de Lady Di nos anos 90 – deu detalhes de como era a rotina de exercícios da princesa. Segundo ela,naquela época,Diana era adepta do método pilates,um sistema de treinamento físico e mental criado no início do século XX por Joseph Hubertus Pilates,que incorpora uma mistura de atividades como ioga,ginástica,exercícios de respiração e relaxamento corporal e mental.

Princesa Diana na piscina do Copacabana Palace — Foto: Chico Calmon/Agência O Globo/26-04-1991

A técnica tradicional do pilates é realizada em uma máquina chamada reformer – uma cama especial equipada com molas de diferentes graduações para apoiar a coluna vertebral e direcionar grupos musculares específicos – embora também seja possível fazer os exercícios em um colchonete. A disciplina surgiu originalmente depois que seu criador teve que realizar sessões terapêuticas com soldados feridos para melhorar sua condição física,já que muitos ficavam imobilizados.

Diana Spencer em Paris,em foto de novembro de 1992 — Foto: Joel Robine / AFP

Foi assim que ele criou um método de cordas e roldanas sobre uma cama para que os feridos,aos poucos,pudessem mover as partes saudáveis do corpo. Foi o próprio Pilates quem revelou que a disciplina tem como objetivo permitir que cada pessoa possa controlar seu próprio corpo e ser autônoma,independente e consciente de cada movimento.

A princesa Diana passou a praticar pilates após o nascimento dos filhos. Foto: Reprodução/Instagram — Foto: Reprodução/Instagram

Quanto à prática de Lady Di,Brown revelou que,dentro da rotina,ela incorporava exercícios de pilates para: corrigir a postura,tonificar o abdômen,os braços e as pernas. "Ela não apenas buscava ter uma boa aparência física,mas também entendia o esporte como uma forma de se sentir bem,de estar saudável e de reforçar sua autoestima",contou.

Além disso,a preparadora física revelou que a prática de pilates permitia à princesa fortalecer o core,uma área do corpo que havia ficado enfraquecida após o nascimento de William e Harry. Para alcançar esse objetivo,Diana se concentrou em exercícios que lhe permitissem ganhar força no assoalho pélvico e nos músculos abdominais. Na mesma linha,Brown destacou que outros exercícios favoritos da princesa eram: a figura do cisne,a foca,a tesoura e a bicicleta. "Ela era alta e,quando a conheci,estava um pouco curvada; precisamente a postura do cisne,combinada com séries para as costas e ombros,fortaleceu sua postura",disse.

Princesa Diana — Foto: Getty Images

Em sintonia com o tema,Adriana Pagnanelli,professora de educação física e instrutora de pilates à frente do Loto Studio,explica que o “swan dive” – em português,figura do cisne – é um exercício clássico desta disciplina que é realizado em decúbito ventral – posição corporal deitada de bruços,com a cabeça de lado. "Fortalece toda a cadeia muscular posterior: extensores das costas,pescoço,isquiotibiais e glúteos",detalha. Em relação ao exercício da "foca",ela explica que ajuda a melhorar a flexibilidade do quadril e a fortalecer o centro,além de estabilizar e desenvolver o controle do tronco abdominal. Por fim,ela acrescenta que o exercício da tesoura exige uma flexibilidade importante da coluna e força abdominal,pois trabalha ativamente os flexores e extensores do quadril.

“Se compararmos fotos do antes e depois de Diana de Gales fazendo pilates,os resultados do método claramente se refletem em seu corpo. Ela passou a ser mais esbelta e a ter os grandes grupos musculares dos braços,pernas e glúteos mais tonificados”,ressalta Pagnanelli.

A princesa Diana usa colar batizado de 'Lago dos Cisnes',em evento no Royal Albert Hall,em junho de 1997,dois meses antes de sua morte — Foto: Getty Images

Como dado adicional,a ex-treinadora de Lady Di comentou que,para aquecer seu corpo,a princesa gostava de fazer exercícios de balé clássico.

"Treinávamos pela manhã e,para ela,era uma prioridade programar as aulas em sua agenda antes de ter a lista de seus compromissos reais",garantiu.

Em relação ao que foi mencionado,um estudo de 2020 descobriu que as mulheres que faziam exercícios de balé regularmente por 50 minutos,duas vezes por semana,melhoravam significativamente a postura da cabeça,dos ombros e da pelve. Além disso,pesquisas mostram que pessoas com boa postura têm pensamentos mais positivos e veem mais atributos positivos em si mesmas.

Suéter ‘ovelha negra’ usado pela princesa Diana vai a leilão e já tem lances de R$ 600 mil — Foto: Reprodução

Vale destacar que,após desenvolver seu método,Joseph Pilates se mudou da Alemanha para Nova York e instalou seu estúdio no mesmo prédio onde funcionava uma companhia de balé. Acredita-se que sua proposta rapidamente se popularizou entre os bailarinos de balé clássico,que recorriam a ele para complementar suas práticas de dança. “Tanto é que a primeira geração de Mestres de Pilates foi toda composta por bailarinos: Lolita San Miguel,Romana Kryzanowska,Kathleen Stanford Grant,Ron Fletcher,entre outros”,destaca Pagnanelli.

Mansão em Maiorca visitada por Lady Di na juventude

1 de 5


Mansão em Maiorca conhecida como "O Castelo Amarelo" e que recebeu Lady Di na juventude — Foto: UNISONO LUXURY HOMES

2 de 5


Mansão em Maiorca foi usada em "The Crown" para reproduzir casa de verão da família Al-Fayed em Saint-Tropez — Foto: UNISONO LUXURY HOMES

Pular

X de 5


Publicidade 5 fotos

3 de 5


Mansão em Maiorca foi usada em "The Crown" para reproduzir casa de verão da família Al-Fayed em Saint-Tropez — Foto: UNISONO LUXURY HOMES

4 de 5


Pôr do sol paradisíaco de ilha visitada por Lady Di na juventude — Foto: UNISONO LUXURY HOMES

Pular

X de 5


Publicidade

5 de 5


Mansão localizada na cidade maiorquina de Andratx aparece na última temporada de "The Crown" — Foto: UNISONO LUXURY HOMES

Vila espanhola foi usada para recriar casa de verão da família Al-Fayed em Saint-Tropez na série 'The Crown'

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PSI em alta com CTT a subir cerca de 1,4% e BCP a descer mais de 1,5%

Juros da dívida de Portugal descem a dois, a cinco e a 10 anos

Alargada obrigação de comunicar participações qualificadas previamente à CMVM

Moçambique. Rácio de funcionários e pensionistas "deteriora-se" há anos

Bolsas europeias em alta após Fed descer taxas em 50 pontos base

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,53%

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap