Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Sindicato convoca nova greve na CP entre 29 de agosto e 9 de setembro

2024-08-18 HaiPress

Segundo avançou hoje à agência Lusa o dirigente do Sinfb António Pereira,o pré-aviso de greve foi entregue no início da semana e abrange todas as categorias de trabalhadores da empresa.

 

Conforme se lê no documento,os trabalhadores "lutam por um regulamento de carreiras digno,que valorize o conteúdo funcional e salarial de todos".

Assim,nos termos do pré-aviso,"entre as 00:00 do dia 29 de agosto de 2024 e as 24:00 do dia 09 de setembro de 2024,todos os trabalhadores farão greve partir da 6.ª hora de serviço" e "ao trabalho extraordinário,incluindo ao trabalho em dia de descanso semanal".

"Nos serviços com mais de seis horas e a terminar fora da sede,os trabalhadores com a categoria de ORV [Operadores de Revisão e Venda] farão greve logo à partida do comboio",refere.

"Porém -- acrescenta - os Operadores de Revisão e Venda,sempre que a sexta hora de serviço numa circulação ocorra em trânsito,o trabalhador entra em greve na última passagem pela sua sede,mesmo que ocorra,antes de atingir a sexta hora de serviço".

Ainda previsto no pré-aviso está que,"durante o período da greve,os turnos que tenham hora de refeição programada não podem sofrer alteração".

Esta greve irá sobrepor-se parcialmente a uma outra convocada pelo Sinfb e pelo Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários (Stmefe),iniciada no passado dia 09 e que ainda decorre até dia 31,mas que abrange apenas os trabalhadores das oficinas de manutenção da CP e incide sobre o trabalho extraordinário.

A exceção foi o feriado de 15 de agosto,em que teve a duração de 24 horas.

Apesar de,segundo António Pereira,se ter registado uma adesão de 100% à greve de 24 horas cumprida no feriado,esta não provocou constrangimentos à circulação porque não aconteceu qualquer avaria que exigisse reparação nas oficinas.

Esta greve dos trabalhadores das oficinas da CP prossegue até dia 31,mas apenas ao trabalho extraordinário,e não tem,até agora,causado supressões.

Ainda assim,a CP alerta na sua página na Internet para a possibilidade de "perturbações pontuais na circulação" até ao final do mês.

A CP chegou a acordo,no mês passado,com 11 sindicatos,tendo sido desconvocada uma greve prevista para essa altura,mas o Sinfb e o Stmefe não concordaram com o que foi apresentado.

A operadora também já tinha fechado acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) e o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Em declarações à Lusa,no dia 07 de agosto,António Pereira,do Sinfb,disse que o acordo que os restantes sindicatos assinaram "foi praticamente [igual ao] apresentado dois dias antes",indicando que,se não tinham acordado antes,também não o iam fazer naquela data.

"Estamos a lutar pela majoração das carreiras. A empresa quer dar-nos mais trabalho com o mesmo dinheiro e nós não aceitamos de maneira nenhuma",assegurou.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Juros da dívida de Portugal sobem a dois, a cinco e a 10 anos

Padaria Portuguesa vai abrir mais 40 lojas e criar 600 novos empregos

As previsões para os combustíveis confirmaram-se? Vamos a contas

Taças 'invadem' futebol. Os jogos que prometem aquecer a semana

Presidente da Fosun perde 20 lugares na lista dos multimilionários chineses

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,56%

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap