Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Moçambique. BVM com interesse de várias empresas para serem cotadas

2024-08-19 HaiPress

"Foram várias as empresas que este ano comunicaram à BVM a sua intenção de serem admitidas à cotação,encontrando-se na fase de adequação e preparação,pelo que é previsível que até ao final do ano possamos ter algumas empresas a serem cotadas",afirmou Valá,num balanço sobre a atividade da bolsa no primeiro semestre.

 

A BVM contava no início de 2023 com 12 empresas cotadas e ao longo do ano viu mais quatro entraram para o 'portfolio',todas diretamente no Terceiro Mercado - além do mercado principal,a BVM tem ainda o Segundo Mercado -,casos das sociedades WEIYUE (Consultoria e Gestão),Zaya Group (Indústria Avícola),Trassus (Comércio de Mobiliário) e RGS AGRO (Indústria Açucareira).

"A nossa experiência ensina que o crescimento do mercado acionista não pode ficar exclusivamente dependente da opção voluntária das empresas,devendo também contar com o papel indutor do Estado. As empresas de elevada relevância económica no país devem dar o seu contributo ao crescimento do mercado",apontou Valá,na mesma informação sobre o primeiro semestre.

Defendeu ainda que as "empresas saudáveis" do Setor Empresarial do Estado,as empresas obrigadas à abertura de capital,bancos,seguradoras,as operadoras de telefonia móvel,cimenteiras,empresas de indústria extrativa e outras de exploração dos recursos naturais "deveriam estar admitidas à cotação",mesmo apenas "por uma percentagem mínima do seu capital social".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap