Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Standard & Poor's melhora rating de Cabo Verde para B

2024-08-19 HaiPress

"O forte crescimento do crucial setor do turismo vai continuar a apoiar o crescimento económico e a receita fiscal entre 2024 e 2027",lê-se na nota divulgada pela agência de notação financeira,que aponta que "os programas do FMI vão continuar a apoiar a consolidação orçamental,com a dívida externa líquida em percentagem da balança corrente a continuar a cair".

 

A S&P melhora o 'rating' de Cabo Verde em um nível,de B- para B,ainda abaixo da recomendação de investimento,e mantém a perspetiva de evolução ('outlook',no original em inglês) em estável,o que significa que não prevê alterações nos próximos 12 a 18 meses.

Apesar de o rácio da dívida pública face ao PIB continuar mais elevado que noutros países com o mesmo 'rating',a S&P aponta que "a maior parte da dívida é concessional",ou seja,tem taxas de juro menores e maturidades maiores que os empréstimos comerciais.

Ainda assim,refere,as empresas públicas continuam a ser um fator de risco para as finanças públicas deste país africano lusófono.

"O 'outlook' estável equilibra a nossa expectativa de que a dinâmica fiscal e externa seja positiva,ajudada por um forte crescimento económico,face ao muito elevado nível de dívida pública e significativas vulnerabilidades contingentes" por parte das empresas públicas,num contexto em que o histórico de "fortes relações com os doadores bilaterais e multilaterais deverá permanecer inalterado",detalha a S&P.

A nível de atualização do cenário macroeconómico,a agência prevê que Cabo Verde abrande ligeiramente o crescimento do PIB para 4,8%,este ano,mantendo a expansão da economia em torno de 4,7% nos próximos anos,depois de ter crescido 5,1% em 2023.

No que diz respeito ao rácio da dívida sobre o PIB,a previsão de S&P aponta para que o arquipélago consiga baixar da fasquia dos 100%,terminando o ano com uma dívida de 98,4% do PIB,abaixo dos 101,4% do ano passado,e que deverá manter a trajetória de redução para atingir menos de 90% em 2027.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap