Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Mileis' nas eleições municipais: candidatos a vereador adotam nome de presidente da Argentina nas urnas

2024-08-20 HaiPress

Candidato Milei de Floripa e senador Flávio Bolsonaro — Foto: Reprodução/Redes

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/08/2024 - 05:03

Candidatos adotam nome de Milei para atrair votos

Candidatos a vereador adotam o nome de presidente argentino,Javier Milei,para atrair votos. Estratégias incluem costeletas,faixa presidencial e até falar espanhol. Em Florianópolis e João Pessoa,políticos se apresentam como "Milei" nas eleições municipais. Milei se popularizou no Brasil por críticas a Lula e proximidade com Bolsonaro. Personalidades como "Maduro" e "Obama" também surgem nas urnas brasileiras.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

De costeleta,faixa presidencial e legendas em espanhol,candidatos a vereador nas eleições deste ano lançaram mão da figura do presidente da Argentina,para alavancar a campanha e ganhar popularidade. Em Florianópolis,um dos principais destinos turísticos de argentinos no Brasil,o candidato Ademar Rodrigues Meireles (PL) registrou como nome de urna "Milei de Floripa".

Antes da campanha eleitoral,Meireles chegou a fazer uma visita devidamente caracterizado à Casa Rosada,sede do governo argentino,e a dar entrevistas em espanhol para canais de televisão do país.

Com o lema "Viva La Liberdad",o Milei de Floripa tem como slogan de campanha um motosserra. O equipamento também é referência ao líder argentino que,à época de campanha,aparecia publicamente com o apetrecho para impulsionar o seu "plano motosserra",em referência aos cortes nos gastos públicos que faria em sua gestão. Em julho,Mlilei (o original) chegou a afirmar em entrevista a uma rádio que a "motosserra nunca para" e que cortaria "tudo o que puder cortar".

Nas redes sociais,o candidato a vereador também faz referência a outras figuras da extrema direita. Além de aparecer em fotos com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro,o "Milei de Floripa" também levou um boneco gigante de Donald Trump para a convenção do PL que oficializou o seu nome como candidato a vereador.

Em João Pessoa,capital da Paraíba,outro "Milei" aparecerá nas urnas como opção para a Câmara Municipal. Sosteni dos Santos Bezerra,também do PL,se apresenta ao eleitor como "Sosteni Milei". Nas redes sociais o candidato se apresenta como a sósia do presidente argentino e diz que o personagem "caiu na graça do povo".

O Javier Milei argentino ganhou as eleições para a presidência da Argentina em 2023 com promessas de cortes orçamentários significativos e mudanças radicais na economia,como o fim do Banco Central. No Brasil,o político se popularizou após fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e se aproximar do ex-presidente Jair Bolsonaro e das pautas defendidas pela extrema direita brasileira.

Desde que assumiu a presidência,Milei esteve apenas uma vez no Brasil,mas ão se encontrou com o presidente Lula. O argentino,no entanto,cumpriu agendas com Bolsonaro. Lula se recusa a falar com Milei enquanto não houver um pedido formal de desculpas pelas ofensas feitas durante a eleição.

O presidente argentino não será o único nome político nas urnas brasileiras em outubro. Embora não seja possível associar diretamente às personalidades,candidatos brasileiros optaram por se identificar como "Maduro" e "Obama",mesmos nome do ex-presidente dos Estados Unidos,Barack Obama,e do presidente da Venezuela,Nicolás Maduro.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap