Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

'Tipos de gentileza', de Yorgos Lanthimos, faz abordagem irônica da bondade temperada por sexo e violência

2024-08-22 HaiPress

Emma Stone no novo filme de Lanthimos,'Kinds of kindess' — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 22/08/2024 - 03:31

"Tipos de Gentileza: Intensidade e Ironia"

No filme "Tipos de gentileza" de Yorgos Lanthimos,a ironia permeia a bondade com sexo e violência em três episódios conectados. Com elenco de peso como Emma Stone e Willem Dafoe,o longa desafia o espectador com tramas perturbadoras e visual marcante. A experiência cinematográfica é descrita como uma minissérie intensa e perturbadora,culminando em um desfecho avassalador. O filme recebe elogios pela abordagem intrigante e pela atuação dos protagonistas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Mais comuns nas décadas de 1950 e 1960,filmes divididos em episódios costumam reunir trabalhos dirigidos por pessoas diferentes. Em “Histórias extraordinárias” (1968),contos de Edgar Allan Poe unem Fellini,Louis Malle e Roger Vadim. “Tickets” (2005) juntou Abbas Kiarostami,Ken Loach e Ermanno Olmi. Não é o caso de “Tipos de gentilezas”,em que o grego Yorgos Lanthimos dirige os três episódios,com tramas independentes,mas conectadas pelos mesmos temas e pelo elenco.

Fique por dentro: siga o perfil do Rio Show no Instagram (@rioshowoglobo),assine a newsletter semanal e entre no canal do WhatsApp para saber tudo sobre a programação da cidadePromoções no cinema: veja como comprar ingressos e pipoca mais baratos (e até de graça)

Com quase duas horas e meia de duração,o filme lembra a experiência de maratonar uma minissérie sem a possibilidade de descansar entre os episódios. Quem conhece os filmes de Lanthimos (“A favorita”,“Pobres criaturas”) sabe que o acúmulo tem o objetivo de incomodar o espectador: mergulha-se cada vez mais fundo em uma abordagem irônica da bondade,temperada por sexo e violência. O início é relativamente suave,na medida em que cabe usar o termo para o cineasta,e do meio para o fim a coisa torna-se avassaladora.

Emma Stone,Jesse Plemons (melhor ator no Festival de Cannes) e Willem Dafoe protagonizam as histórias,de visual estonteante (fotografia de Robbie Ryan,habitual colaborador de Lanthimos). Na primeira,um homem enfrenta o peso da lealdade e do destino; na segunda,um casal vive situação macabra; na terceira,uma mulher cumpre missão para uma seita. A canção-chave do filme,“Sweet dreams (are made of this)”,traz na letra o serviço: todo mundo procura por algo. E alguns,talvez para o seu azar,encontram.

Bonequinho aplaude.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap