Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Tempestade, vendaval, onda de calor: entenda alerta de 'grande perigo' emitido para esta sexta e veja previsão

2024-08-23 HaiPress

Previsão do tempo para esta sexta-feira — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/08/2024 - 00:01

Alerta de Onda de Calor e Frente Fria no Brasil

O Inmet emitiu alertas de 'grande perigo' devido a onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste. Temperaturas altas atingem recordes,com previsão de queda com chegada de massa polar. Alertas para vendavais,tempestades e baixa umidade. Frente fria trará alívio,especialmente no Sul.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O Instituto de Meteorologia Nacional (Inmet) emitiu um alerta vermelho,de grande perigo,para uma onda de calor em estados do Sudeste e do Centro-Oeste do país nesta sexta-feira. O país ainda enfrenta a onda de calor que bateu recordes de temperatura,e a previsão é de que as temperaturas permaneçam cerca de 5°C acima da média até a próxima sexta-feira. O instituto ainda alerta para vendavais no Nordeste,tempestade e declínio de temperatura no Sul e baixa umidade na parte central do país.

'Cenário de terra arrasada': funcionários do X limpam escritório em SP após encerramento das atividades no BrasilTortura,sequestro e ameaça de esquartejamento: quem é o agente de jogadores de futebol suspeito de elo com o PCC

Os estados de Rondônia,Mato Grosso,Goiás,Minas Gerais,São Paulo e Paraná devem permanecer atentos para as altas temperaturas,que ainda devem atingir a região pelos próximos dias. Nas capitais afetadas,as temperaturas podem chegar até os 40ºC nesta sexta-feira.

No último fim de semana,o calor atingiu níveis históricos em diversas cidades. No domingo,Manaus,no Amazonas,registrou a tarde mais quente de 2024 até agora,com a temperatura máxima de 36,7°C. Rio Branco,capital do Acre,também viu a temperatura subir para 36,7°C,superando o recorde anterior de 36,2°C,que havia sido registrado apenas dois dias antes.

Alerta vermelho — Foto: Reprodução/Inmet

Um alerta laranja,de perigo potencial,também foi emitido nesta sexta-feira para Rio Grande do Sul,Paraná e Santa Catarina (máximas de 15ºC,20ºC e 29ºC nas respectivas capitais). A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h,ventos intensos e queda de granizo. Também no Sul e em Mato Grosso do Sul,o Inmet prevê para um declínio de temperatura: a expectativa é de que a temperatura caia entre 3ºC e 5ºC. O instituto alerta para "leve risco à saúde" na área afetada. Veja:

Alertas do Inmet — Foto: Reprodução

Veja todos os alertas emitidos pelo Inmet:

Alertas do Inmet — Foto: Reprodução

Na maior parte da região central do Brasil,o Inmet emitiu um alerta amarelo de baixa umidade. Nestes locais,a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% até a noite desta sexta-feira.

Há também risco de vendaval na região Nordeste,com ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h no Piauí,Ceará,Rio Grande do Norte,Paraíba,Pernambuco e Bahia.

No litoral do Piauí,o instituto também alertou para ventos costeiros,ou seja,intensificação dos ventos nas regiões litorâneas,"movimentando dunas de areia sobre construções na orla".

Qual a previsão para o Sudeste?

No Rio de Janeiro,a previsão é de poucas nuvens,com máxima de 35ºC e mínima de 17ºC. Belo Horizonte e Vitória também terão uma sexta-feira semelhante,com máximas de 31ºC e 30ºC,respectivamente. Na capital mineira,o frio deve ser mais intenso,com mínima de 14ºC.

Já São Paulo o dia será de muitas nuvens,com temperaturas entre 32ºC e 18ºC.

Nova frente fria

Uma frente fria continental,associada a um ciclone extratropical no mar,deve avançar sobre o país a partir desta quinta-feira. Segundo o Climatempo,essa massa de ar polar não será tão intensa quanto a do início de agosto,mas o suficiente para provocar uma queda significativa nas temperaturas,principalmente nos estados do Sul.

Entre a próxima sexta-feira e sábado,a frente fria deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai,alcançando os três estados do Sul do Brasil. O ar frio,posteriormente,vai se mover para o Norte rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap