Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Expetativas sobre inflação na zona euro mantêm-se nos 2,8% para 2025

2024-08-24 HaiPress

O mais recente inquérito aos consumidores da zona euro elaborado pelo BCE,relativo a julho deste ano e hoje divulgado,permitiu saber que os cidadãos daquela região continuam a esperar que a inflação se situe em 2,8% daqui a um ano,valor que se mantém neste patamar desde o mês de maio.

 

Já as expectativas sobre a inflação para os próximos três anos aumentaram uma décima para 2,4%,face ao mês anterior.

Entretanto,a mediana da taxa de inflação percecionada nos doze meses anteriores diminuiu substancialmente em julho,caindo para 4,1%,face a 4,5% em junho,e muito longe dos 4,9% do inquérito realizado em maio.

Por outro lado,as expectativas dos consumidores quanto ao crescimento do rendimento nominal enfraqueceram para 1,face a 1,4% em junho.

O BCE refere ainda que a queda das expectativas sobre os rendimentos foi generalizada em todos os grupos etários e de rendimentos,mas mais pronunciada entre os que têm rendimentos mais baixos.

As expectativas de crescimento das despesas nominais nos próximos 12 meses também diminuíram,passando de 3,3% em junho para 3,2% em julho.

Quanto às expectativas de despesa nominal estão agora no seu nível mais baixo desde fevereiro de 2022,quando a Rússia invadiu a Ucrânia.

Ao nível da economia,as expectativas dos consumidores sobre o crescimento económico nos próximos 12 meses tornaram-se mais negativas (-1%),em comparação com -0,9% em junho e -0,8% em maio.

Entretanto,as expectativas para a taxa de desemprego a 12 meses mantiveram-se estáveis em 10,6%,o nível mais baixo desde o início da série histórica.

No entanto,os consumidores continuam a esperar que a taxa de desemprego futura se situe ligeiramente acima da taxa de desemprego atual (10,1%),o que implica um mercado de trabalho globalmente estável,conclui o BCE.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap