Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Governo descongela taxa de carbono e preços de combustíveis descem menos

2024-08-24 HaiPress

O Governo decidiu descongelar parcialmente a taxa de carbono aplicada aos combustíveis,segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

 

"[...] o Governo retoma o descongelamento gradual da atualização do adicionamento sobre as emissões de CO2,mantendo-se uma suspensão parcial desta atualização face ao valor de EUR 83,524 que seria aplicável em 2024",lê-se no diploma assinado pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais.

O diploma determina que a taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2 é de 68,368 euros/tonelada de CO2 e entra em vigor "no dia útil seguinte ao da sua publicação",ou seja,na segunda-feira.

O Executivo justifica a decisão com o intuito de "retomar o objetivo de promoção de uma fiscalidade verde e descarbonização da energia" e "considerando a evolução recente do preço dos combustíveis e a evolução do preço resultante dos leilões de licenças de emissão de gases de efeitos de estufa,em particular",dado que se verifica "uma tendência de redução dos preços dos combustíveis e uma trajetória crescente no preço das emissões de CO2".

A taxa de carbono tinha sido suspensa em dezembro de 2022,numa altura de aumento do preço dos combustíveis. Em maio de 2023,o anterior Governo tinha iniciado o descongelamento,mas em agosto voltou a interrompê-lo.

Na portaria publicada,o Governo lembra que o congelamento "constituiu uma medida excecional de apoio às famílias e empresas em face do referido aumento extraordinário dos preços dos produtos energéticos que,em consonância aliás com as recomendações da Comissão Europeia,deverá ser progressivamente eliminada à medida que a evolução do mercado da energia o permitir".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap