Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Ministro da Economia visita o Qatar para captar investimento

2024-08-26 HaiPress

O Ministro da Economia,Pedro Reis,começa na terça-feira uma visita oficial ao Estado do Qatar,que se prolongará até dia 30 de agosto,tendo em vista reforçar as relações bilaterais,em particular as económicas para fomentar a captação de investimento externo para Portugal.

 

Segundo o comunicado do Executivo a que o Notícias ao Minuto teve acesso,em Doha,Pedro Reis irá encontrar-se com cinco altas figuras do governo do Qatar: o Ministro das Comunicações e Tecnologias da Informação,Mohammed bin Ali bin Mohammed Al Mannai; o Ministro das Finanças,H.E. Mansoor bin Ibrahim Al-Mahmoud; o Ministro de Estado para os Assuntos da Energia; Saad bin Sherida Al Kaabi; o Ministro dos Transportes,Jassim bin Saif bin Ahmed Al Sulaiti; e o Ministro do Comércio e Indústria,Sheikh Mohammed bin Hamad bin Qassim Al Abdullah Al Thani.

Acompanhado pelo embaixador de Portugal em Doha,Paulo Neves Pocinho,e pelo representante local da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP),Manuel Couto Miranda,o Ministro da Economia reunirá ainda com os responsáveis pelos fundos soberanos do Qatar,o Qatar Investment Authority e o Qatari Diar Real Estate Investment Company.

A agenda desta visita visa "essencialmente a captação de investimento,para além do apoio à internacionalização das empresas portuguesas",em várias áreas de atividade,entre as quais,indústria,energia,serviços e mobilidade,"abrindo novas portas ao relacionamento económico entre os dois países".

As relações comerciais entre Portugal e o Qatar têm um grande potencial de crescimento. No primeiro semestre de 2024,Portugal era o 73.º cliente do Qatar e o 76.º fornecedor.

Os principais bens exportados para aquele país do Golfo foram máquinas,veículos,calçado,produtos agroalimentares e químicos e cerâmica e vidro. As importações incidiram sobretudo nos produtos químicos,na sua maioria plásticos.

O número de empresas exportadoras portuguesas para o Qatar tem seguido uma tendência crescente. Em 2022 havia já 390 empresas com exportação para aquele país.

Os investimentos mais relevantes do Qatar em Portugal são: participação na EDP,participação na VINCI Energies Portugal (ambas do Fundo Soberano do Qatar) e a W Algarve,primeiro resort da marca que representa um investimento de 300 milhões de euros e que prevê a criação de 300 postos de trabalho diretos e 200 indiretos. 

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap