Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Energia produzida em Moçambique cresceu 15,3% impulsionada por hídricas

2024-08-27 HaiPress

De acordo com dados da execução orçamental de janeiro a junho,a que a Lusa teve hoje acesso,85,4% da energia produzida em Moçambique neste período foi garantida por aproveitamos hidroelétricos,e 83,2% apenas para Hidroelétrica de Cahora Bassa,neste caso com um total de 8.396.380 MWh,57,9% da meta para todo o ano.

 

A produção de eletricidade em Cahora Bassa,província de Tete,centro de Moçambique,voltou a bater recordes no primeiro semestre,mas a administração alertou anteriormente que em termos de disponibilidade hídrica,a barragem apresentava em 30 de junho uma cota de 316,98 metros,correspondente 59,17% do armazenamento útil da albufeira.

"Este nível de armazenamento,significativamente baixo para este período,é influenciado por fracas afluências causadas pelo fenómeno 'El Niño',que é caracterizado por um nível de precipitação abaixo do normal",admitiu a empresa,alertando para eventuais condicionalismos nos próximos meses.

A albufeira de Cahora Bassa é a quarta maior de África,com uma extensão máxima de 270 quilómetros em comprimento e 30 quilómetros entre margens,ocupando 2.700 quilómetros quadrados e uma profundidade média de 26 metros.

Já a produção térmica em Moçambique no primeiro semestre,envolvendo oito centrais a diesel ou a gás,recuou globalmente 8,9% face ao mesmo período de 2023,para 1.431.364 MWh,com uma quota de 14,2% do total da energia produzida no país.

A produção nos parques solares caiu 13,7% até final de junho,para apenas 45.017 MWh,e uma quota de 0,4% do total,de acordo com os mesmos dados.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

SOUEAST returns to Dubai Fashion Week as official automotive partner, redefining aesthetics of mobility

CGTN: How China delivers resilient, robust and high-quality economic growth

CYCJET: Fabricante de equipamentos de marcação e codificação profundamente enraizado no mercado latino-americano.

CGTN: How China, ROK deepen strategic cooperation as leaders meet in Beijing

SOUEAST Shines at the Riyadh Motor Show, Strengthens Saudi Arabia Foothold with Full-Service Offerings

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap