Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Novas tabelas de retenção do IRS já são conhecidas. Consulte-as aqui

2024-08-27 HaiPress

As novas tabelas de retenção na fonte do IRS foram publicadas esta segunda-feira. O objetivo deste mecanismo é compensar o imposto retido a mais pelos contribuintes (trabalhadores por conta de outrem e pensionistas) desde o início do ano,tendo em conta as alterações ao IRS entretanto aprovadas pelo Parlamento - e que,apesar de terem entrado em vigor no início deste mês,se aplicam aos rendimentos da totalidade do ano de 2024.

 

Em causa está a redução das taxas do IRS que incidem sobre os primeiros seis escalões de rendimento (entre 0,25 e 1,5 pontos percentuais),a subida da dedução específica sobre os rendimentos de trabalho e de pensões em linha com a atualização do Indexante de Apoios Sociais e a atualização do mínimo de existência (que corresponde à parcela de rendimento mínima líquida de imposto).

Impacto agregado das mudanças no IRS ascende a 1.100 milhões de euros

O impacto agregado do conjunto de mudanças ao IRS aprovado pelo parlamento ascende a 1.100 milhões de euros,entre 2024 e 2025,segundo estimativas do Governo.

Lusa | 17:52 - 26/08/2024

O despacho com as novas tabelas de retenção procede à redução das taxas e à subida do limite do rendimento sobre as quais estas incidem,por comparação com as que vigoram desde janeiro,acomodando assim aquelas alterações ao imposto. Mas,e de forma a compensar os contribuintes pelo IRS que já retiveram desde o início do ano,contempla uma tabela com taxas mais reduzidas,para ser aplicada entre 1 de setembro e 31 de outubro.

Casal com 1.500 euros de salário vai descontar menos 724 euros de IRS

Um casal em que ambos os elementos ganham 1.500 euros por mês,vai ter uma redução total de 724 euros na retenção na fonte do IRS entre setembro e dezembro,segundo simulações do Ministério das Finanças.

Lusa | 17:54 - 26/08/2024

Consulte abaixo as novas tabelas...

... em vigor entre 1 de setembro e 31 de outubro

  

  

  

  




  



  


  

... em vigor a partir de 1 de novembro

   

  







  

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

PP e União Brasil fecham federação

Em quatro meses, Botafogo iguala número de derrotas sofridas em todo o ano de 2024; veja

INSS: entenda como funciona, para que serve e como cancelar desconto em aposentadorias e pensões

Nonato marca no fim e equipe alternativa do Fluminense arranca empate com o Unión Española

Botafogo perde para Estudiantes em mais um jogo ruim sob comando de Paiva e com falha clamorosa de John

AGU cria grupo para buscar recuperar valores descontados de benefícios do INSS

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap