Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Luis Hermosilla, um dos advogados mais influentes do Chile, é preso por corrupção

2024-08-28 HaiPress

Luis Hermosilla,um dos advogados mais influentes do Chile,é preso por corrupção — Foto: Reprodução/Redes Sociais

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/08/2024 - 05:30

Advogado influente preso por corrupção no Chile

O advogado influente Luis Hermosilla é preso no Chile por corrupção,acusado de suborno e lavagem de dinheiro. Ele era figura proeminente e compartilhava escritório com parente de ex-presidente. Escândalo revelou esquema de suborno e obstrução de justiça. Justiça ordena detenção preventiva após descobertas graves.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A justiça chilena ordenou na terça-feira a prisão preventiva do advogado Luis Hermosilla,um dos mais influentes do país,acusado de vários crimes de corrupção,em um caso notório que envolveu diversas instituições públicas.

'Incidente gravíssimo': Latam demite os três pilotos que bateram a cauda de avião em decolagem de MilãoVídeo: Acrobata erra movimento e cai de trapézio sem rede de proteção em show do Cirque du Soleil,nos EUA

"Que bom que aqueles que se achavam poderosos também vão para a prisão",comentou o presidente Gabriel Boric após a decisão que enviou Hermosilla para a cadeia,acusado de suborno,lavagem de dinheiro e crimes tributários.

Hermosilla,de 68 anos,foi assessor do Ministério do Interior no segundo governo do direitista Sebastián Piñera (2018-2022) e compartilhava escritório com Andrés Chadwick,ex-chefe de gabinete e primo do falecido presidente.

Nos últimos anos,era o advogado preferido de grande parte da elite chilena e um dos penalistas mais renomados do país.

Hermosilla foi exposto pelo meio de investigação Ciper,que em novembro do ano passado revelou um áudio com o empresário Daniel Sauer,no qual o advogado o incita a subornar funcionários públicos para enfrentar uma investigação contra ele.

O advogado defendia o empresário,atualmente preso,em um caso de fraude milionária após a criação de um esquema amplo de emissão de notas fiscais falsas que permitiu obter lucros consideráveis.

Na conversa,Hermosilla pede a Sauer que pague a funcionários do Serviço de Impostos Internos e da Comissão do Mercado Financeiro para destruir provas e obter informações privilegiadas.

Após a publicação do áudio,o Ministério Público confiscou o telefone celular do advogado,abrindo uma caixa de Pandora. Surgiram conversas com o então chefe da polícia civil,Sergio Muñoz,nas quais ele fornecia informações reservadas sobre casos que estavam sendo investigados.

Muñoz foi destituído e está sob prisão.

Nesta terça-feira,após quatro dias de formalização,o tribunal ordenou a detenção de Hermosilla ao concluir que "existe uma suspeita grave e fundamentada" de que ele poderia obstruir a investigação.

Junto com ele,foi detida a advogada Leonarda Villalobos,que fazia as conexões para subornar os funcionários públicos e foi quem gravou a conversa que se tornou pública.

O Ministério Público pede para Hermosilla e Villalobos 18 anos de prisão.

Na acusação,detalha-se que entre 2019 e 2023 o advogado recebeu quase seis milhões de dólares da empresa controlada por Sauer,obtidos de forma ilícita,e não declarou impostos sobre quase 900.000 dólares.

Hermosilla militou na juventude no Partido Comunista e colaborou na defesa de vítimas da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Até antes desse escândalo,ele era o advogado da família do senador direitista Jaime Guzmán,assassinado por um comando de esquerda em 1991.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

Doutores por experiência de vida

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap