Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Assaí é a marca mais lembrada do varejo físico e digital, segundo ranking Branding Brasil da anacouto

2024-08-29 HaiPress

Ana Couto,fundadora da agência de branding anacouto — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 29/08/2024 - 06:01

Assaí lidera varejo físico e digital no Brasil

Assaí Atacadista é a marca mais lembrada no varejo físico e digital no Brasil,seguida por Americanas,Magazine Luiza e Carrefour. A pesquisa da anacouto destaca a preferência por marcas físicas,mas a satisfação do cliente é maior no varejo digital. Preço influencia a maioria dos consumidores,exceto na classe A. Amazon e Mercado Livre lideram em satisfação.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

As marcas asiáticas fazem barulho nas redes mas,na lembrança do consumidor,são as varejistas com presença no mundo real que se destacam. É o que mostra a pesquisa Branding Brasil da agência anacouto,que identificou o Assaí Atacadista como a varejista mais lembrada pelos consumidores brasileiros,com 22% de representatividade.

Americanas,Magazine Luiza e Carrefour estão empatadas na segunda posição,com 15% de representatividade cada. A lista das 10 marcas mais lembradas inclui ainda Casas Bahia,C&A,Riachuelo,Renner,Extra e Pão De Açúcar.

O estudo avaliou as 20 marcas de varejo físico e digital mais lembradas pelos brasileiros e também o poder e a relevância de cada marca. Foram entrevistadas 2.520 pessoas entre julho e agosto deste ano. O estudo contou ainda com dados da ferramenta de gestão de valor de marca da anacouto,o Valometry,que avalia métricas de marca,negócio e comunicação.

— Varejistas que vendem produtos do dia a dia — que são de consumo imediato,são comprados preferencialmente em lojas físicas — continuam sendo as marcas mais presentes na mente do consumidor. A Americanas,apesar dos problemas enfrentados nos últimos tempos,continua no imaginário dos brasileiros — avalia Ana Couto,CEO da agência anacouto.

Mas o varejo digital,contudo,sai na frente na avaliação de satisfação do cliente. Quase 90% dos entrevistados se dizem satisfeitos com o atendimento dos marketplaces,enquanto o índice de satisfação para redes físicas de supermercados,magazines e varejistas de moda é de 80%. — E-commerces,por oferecerem pacote de serviços e proximidade com os usuários,garantem alta fidelização e satisfação. Os marketplaces conseguem oferecer preços mais atrativos com alta conveniência,proporcionando compras através de um clique e entregas expressas no mesmo dia. Gamificação,personalização através de algoritmos e criação de comunidade também contribuem para esse resultado — explica Ana Couto.

O preço segue como o atributo que mais pesa na decisão de compra — para as classes C,D e E. Apenas entre os consumidores da classe A,o preço é menos relevante que a marca.

Em relação ao nível de satisfação,a Amazon e o Mercado Livre lideram entre todos os varejistas,físicos e virtuais,com 91% dos clientes se dizendo muito satisfeitos. Depois vem Shopee,com 88% dos clientes muito satisfeitos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 0,95% para 75,63 dólaers

Ministro diz que fim de "fronteiras" só com passe intermodal nacional

Estudos sobre linha vermelha do metro esperados em dezembro, diz ministro

Wall Street mantém tendência de subida. Nasdaq e S&P500 renovam recordes

Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"

Paulo Macedo aceita convite para continuar à frente da CGD até 2028

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap