Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Autarca de Esposende aceita "desafio" e vai presidir ao IHRU

2024-08-29 HaiPress

"Só aceitei este desafio porque acredito em si,no seu projeto e na sua visão para o país",afirmou hoje Benjamim Pereira numa visita de Luís Montenegro a Esposende.

 

O autarca anunciou a saída do município durante a cerimónia de inauguração do Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar (LISA) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave,onde o primeiro-ministro marcou presença.

"Perante o convite,como é que um simples cidadão,presidente da câmara,poderia dizer que não a um convite desta natureza?",observou,dizendo não resistir "a um bom desafio".

Benjamim Pereira irá assim substituir António Leitão,que assume a presidência do Conselho Diretivo do IHRU desde junho de 2023.

Destacando o papel desempenhado pelo autarca em Esposende,o primeiro-ministro considerou que Benjamim Pereira assume "um desafio gigante,que é o de coordenar com o Governo uma das principais políticas públicas que pode dar qualidade de vida,bem estar,futuro,sustentabilidade,competitividade,capacidade de reter o capital humano em Portugal".

Em declarações aos jornalistas à margem da cerimónia,Benjamim Pereira afirmou que irá provavelmente assumir funções na segunda semana de setembro,uma vez que o processo está ainda em curso e que a nomeação necessita de ser aprovada em Conselho de Ministros.

Questionado sobre o que iria trazer de novo para o IHRU,o autarca assegurou que "a pior coisa que podia fazer era achar que está tudo mal".

"Não há de ser assim com toda a certeza,mas uma coisa é certa,o IHRU está neste momento confrontado com dificuldades que nunca teve até à data",referiu,elencando o crescimento do Alojamento Local,o aumento da procura devido à imigração,mas também o custo da habitação.

"Há muitos problemas,mas isso não quer dizer que a estrutura não tenha capacidade para os resolver",dizendo que pretende,assim que assumir funções,fazer um diagnóstico da situação,notando que existem "duas realidades" no âmbito do instituto.

"Há a marcação do património,há muita coisa ligada ao IHRU que tem de funcionar,mas depois há uma nova dimensão que é a execução das estratégias locais de habitação,que os municípios têm do seu lado e que tem de ser feita,sendo fundos do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência],até junho de 2026",referiu.

Benjamim Pereira assegurou ainda que a sua prioridade à frente do IHRU será "dar resposta a quem precisa de habitação",desde os jovens à classe média.

"Estamos a falar na ordem dos 4,5 mil milhões de euros para executar em relação à habitação. É uma responsabilidade enorme,estou confortável e tranquilo com essa responsabilidade porque sei que vou dar o meu melhor e que vou encontrar com certeza uma equipa que,quanto muito precisará de ser motivada para alcançar objetivos",acrescentou.

[Notícia atualizada às 20h58]

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap