Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bruxelas diz estar a trabalhar com países para recuperar atrasos no PRR

2024-09-03 HaiPress

"Acolhemos o relatório da auditoria feita pelo tribunal sobre a absorção dos fundos do Mecanismo de Recuperação e Resiliência,que é,no geral positiva [...]. Estamos a trabalhar de perto com os Estados-membros para apoiar a absorção atempada dos fundos,incluindo para assegurar que chegam aos cidadãos e às empresas o mais rápido possível",reagiu o executivo comunitário,presidido por Ursula von der Leyen.

 

A concretização dos milhares de milhões de euros dos programas de recuperação e resiliência [PRR] dos países da União Europeia (UE) estão atrasados,três anos depois do início,revelou hoje o TCE.

De acordo com uma auditoria do TCE,divulgada hoje,"passados três anos desde o início do Mecanismo de Recuperação e Resiliência da UE,a bazuca de 724 mil milhões de euros,são visíveis atrasos no pagamento dos fundos e no avanço dos projetos".

O Tribunal de Contas Europeu considerou que os atrasos verificados no pagamento dos fundos ameaça o incumprimento do objetivo de "ajudar os países da União a recuperarem da pandemia" e a "torná-los mais resilientes".

"O ritmo dos pagamentos da Comissão Europeia está a aumentar,mas os países podem não ser capazes de retirar e aplicar os fundos a tempo e terminar as medidas planeadas antes do fim do Mecanismo de Recuperação e Resiliência,em agosto de 2026",reconheceu o tribunal.

Ou seja,há um risco de os 27 países do bloco comunitário "não obterem os benefícios económicos e sociais esperados".

Citada no comunicado que acompanha a auditoria,Ivana Maletic,responsável pela auditoria por parte do TCE,alertou que é necessário "evitar estrangulamentos na execução das medidas na reta final" deste mecanismo.

Para isso também é preciso "reduzir a hipótese de erros e pouca eficiência nas despesas".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap