Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Câmara Municipal do Rio reconhece a Bossa Nova como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da cidade

2024-09-04 HaiPress

Praia de Ipanema — Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 03/09/2024 - 20:16

Bossa Nova: Patrimônio Cultural do Rio

A Câmara Municipal do Rio reconhece Bossa Nova como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial. O estilo musical,nascido nos anos 50,é símbolo da cultura carioca e brasileira,influenciando artistas globalmente. Veto do prefeito foi derrubado,garantindo a promulgação da lei. A Bossa Nova,criada em encontros informais de músicos,ganhou destaque com ícones como Tom Jobim e Vinícius de Moraes,e sua popularidade se espalhou nos anos 60,tornando-se parte da alma carioca e do Brasil.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou,nesta terça-feira,a derrubada do veto do Poder Executivo,garantindo a promulgação da lei que reconhece a Bossa Nova como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial da Cidade do Rio. O gênero musical,que surgiu na Zona Sul da cidade no final da década de 1950,é frequentemente a primeira referência sobre a capital carioca e o Brasil para muitos estrangeiros.

Árvore que caiu em Laranjeiras e feriu adolescente sofreu corte indevido das raízes,diz ComlurbPolicial de campo,titular da primeira delegacia em favela no Rio e fã de heavy metal: quem é Felipe Curi,o novo secretário da Polícia Civil

O estilo,que teve como principais expoentes o estilo de vida dos cariocas Tom Jobim e Vinícius de Moraes,ganhou o mundo com a icônica canção “Garota de Ipanema”,que continua a influenciar artistas internacionalmente.

Helô Pinheiro,a musa inspiradora da canção "Garota de Ipanema" — Foto: Catarina Ribeiro

— A Bossa Nova é uma referência mundial do Brasil e do Rio de Janeiro. É mais do que um patrimônio. Quem nunca se encantou ou se emocionou com os versos de Tom e Vinicius? Foi um movimento musical que fez história e está marcado para sempre na alma de todo o carioca — declarou Carlo Caiado (PSD),presidente da Câmara dos Vereadores e um dos autores do projeto.

Em 2007,a prefeitura já havia decretado o tombamento da Bossa Nova como patrimônio histórico cultural de natureza imaterial. Naquela ocasião,o prefeito era Cesar Maia,que hoje é um dos vereadores responsáveis pelo atual projeto legislativo.

Após a recente aprovação da PL pela Câmara,o prefeito Eduardo Paes vetou o texto,alegando que o legislativo "invadiu uma área que não lhe compete",violando a separação dos poderes. Segundo Paes,o reconhecimento de um Bem Cultural de Natureza Imaterial é uma prerrogativa exclusiva do Poder Executivo,não cabendo ao Legislativo realizar tal ação por meio de lei.

No entanto,o veto de Paes foi derrubado pela Câmara,e agora o projeto dos vereadores deverá ser promulgado.

Gênero musical nasceu de encontros casuais

A Bossa Nova nasceu de encontros casuais entre jovens músicos cariocas em apartamentos dos bairros de Copacabana e Ipanema,com um dos principais pontos de reunião sendo a casa de Nara Leão. Em 1957,compositores como Billy Blanco,Carlos Lyra e Roberto Menescal já se encontravam regularmente para compor.

Daniel Jobim e Seu Jorge celebram a obra de Tom Jobim,autor de clássicos da bossa nova — Foto: Divulgação/Edu Defferrari

O movimento se apresentou ao público pela primeira vez em 1958,no show improvisado “Sylvinha Telles e um grupo bossa-nova”. No entanto,foi em 1959 que a Bossa Nova consolidou-se,com o lançamento de “Chega de Saudade”,uma composição de Tom Jobim e Vinícius de Moraes que deu nome ao primeiro LP de João Gilberto.

O sucesso entre jovens universitários rapidamente se espalhou,e a popularidade do gênero alcançou todo o país e o mundo nos anos 1960. A Bossa Nova carioca,representada também por nomes como Edu Lobo,Marcos Valle,Eumir Deodato,Wanda Sá,Francis Hime e Dorival Caymmi,tornou-se um símbolo cultural do Brasil.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap