Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Entrevistas, tom ideológico, críticas à Venezuela: ameaçado por Marçal, Nunes dá guinada à direita por voto bolsonarista

2024-09-05 HaiPress

Nunes em 'adesivaço' — Foto: Ana Flávia Pilar

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 05/09/2024 - 03:31

Prefeito de São Paulo busca apoio bolsonarista em movimento à direita

Em São Paulo,o prefeito Ricardo Nunes muda para a direita,buscando apoio bolsonarista contra Marçal. Aposta em programas de direita,critica Venezuela e adota discurso conservador sobre temas como aborto e drogas. Tarcísio reforça imagem conservadora do prefeito. Mudança estratégica visa barrar Boulos e conquistar eleitorado de direita,após demora em se posicionar contra esquerda.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Em uma tentativa de se colocar como o nome da direita na disputa eleitoral em São Paulo,no momento em que se vê ameaçado por Pablo Marçal (PRTB),o prefeito Ricardo Nunes (MDB) passou a marcar presença em programas de entrevistas e veículos da direita,apostar em declarações sobre a Venezuela e adotar um tom mais ideológico ao falar de temas como aborto e drogas.

Ocultação de patrimônio: Partido de Tabata pede investigação sobre suposta omissão de R$ 135 milhões pela campanha de MarçalJogador de futebol,lutador de MMA e empresários: Marçal reúne possíveis doadores em jantar em São Paulo

Na semana passada,o emedebista deu entrevista ao canal do YouTube da Brasil Paralelo,produtora de filmes da extrema direita. Nesta semana,foi a vez de ser entrevistado pelo canal do jornalista Cláudio Dantas,onde fez questão de estar acompanhado de seu candidato a vice,Ricardo de Mello Araújo (PL),e nesta quarta foi entrevistado pelo jornal “Gazeta do Povo”.

Na terça-feira,o prefeito publicou um vídeo em suas redes rechaçando uma fala de Nicolás Maduro,presidente da Venezuela,na qual ele anuncia a antecipação do Natal,e o relaciona ao candidato do PSOL,Guilherme Boulos,e ao presidente Lula,em uma narrativa comum a integrantes da extrema-direita. A estética do vídeo também se assemelha à utilizada em páginas bolsonaristas: ao fundo,uma música de suspense,imagens de Boulos em ocupações,fotos de Lula ao lado de Maduro e um trecho do hino com linguagem neutra cantado durante comício do psolista.

— Nós temos que barrar essas pessoas,temos que definitivamente barrar essas pessoas — diz o prefeito na publicação,que questiona se “é esse o Brasil que você quer?” em letras garrafais,junto a uma imagem do presidente venezuelano.

Ideologia de gênero

O emedebista também tem se colocado de forma mais contundente em relação a temas como ideologia de gênero,aborto e drogas. Em entrevista à Rádio Eldorado,na última segunda,disse que seu governo é “para todos” e exaltou políticas para a população LGBTQIA+,mas,questionado sobre o programa TransCidadania,fez questão de destacar que a iniciativa foi criada por Fernando Haddad (PT).

Em entrevista ao Brasil Paralelo,lembrou que quando foi vereador,liderou “um processo na Câmara Municipal para retirar o tema da ideologia de gênero” na educação. Ainda defendeu que Bolsonaro “não era contra a vacina” da Covid-19,disse que errou ao gravar vídeo de apoio a Joice Hasselmann (Podemos) e que pensa “exatamente” como o ex-presidente em muitos aspectos.

— Eu sou bem mais para o campo conservador,eu vou na missa todos os domingos,durante toda a minha vida. Se você tem uma vida de igreja,você tem aqueles princípios cristãos. Em 2015,nós discutimos e votamos o Plano Municipal de Educação e eu fui o vereador que liderou o processo na Câmara para retirar aquele tema da ideologia de gênero,foi um embate terrível — disse,destacando que apesar de ser do MDB,não tem uma relação próxima com nomes como Renan Calheiros e José Sarney,próximos a Lula.

No discurso,Nunes tem se autointitulado conservador. E conta também com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para reforçar essa pecha. Em um vídeo de campanha de TV,que circula também nas redes,o governador manda um “recado para os conservadores”,no qual diz:

— Ricardo Nunes é conservador,contra a ideologia de gênero e defensor da vida desde a concepção.

O candidato a vice em sua chapa,Ricardo de Mello Araújo,também foi escalado para convencer o eleitorado de que Nunes é de direita,conservador e alinhado ao bolsonarismo.

A mudança no tom do prefeito se deu para tentar convencer o eleitorado de que Nunes está alinhado aos bolsonaristas e que seria a real opção capaz de “parar a extrema-esquerda” que Boulos representaria.

Demora no ajuste

Na visão de pessoas próximas a Nunes,houve demora para ele se colocar de forma mais contundente contra o “comunismo” e o “esquerdismo” do psolista,um espaço que foi aproveitado por Marçal. Antes,a estratégia era se colocar de forma mais equilibrada,ao centro. Agora,o prefeito tenta se posicionar como verdadeiro representante da direita,que tem o apoio oficial do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Tarcísio,enquanto tenta colar no candidato do PRTB a imagem de “criminoso”,“mentiroso” e envolvido com o crime organizado.

Tarcísio é peça fundamental nessa engrenagem,e tem protagonizado programas eleitorais na TV,rádio e redes sociais a favor de Nunes,e conversa com Bolsonaro para evitar ruídos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap