Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

De obras-primas às árvores: os monumentos saqueados no Rio

2024-09-07 HaiPress

Chafariz do Mestre Valentim,no Passeio Público — Foto: Marcos Ramos

Por Alexei Bueno,poeta,ex-diretor do Patrimônio Histórico Estadual

“O patrimônio monumental do Rio de Janeiro continua sendo destruído,pilhado,saqueado,como uma pedreira,sem entrar no quesito dos cemitérios. Atualizações mais ou menos recentes: o monumento ao Visconde do Rio Branco,uma obra-prima de Félix Charpentier,de 1902,no início da Barata Ribeiro (originalmente na Glória) teve o braço esquerdo arrancado. Levaram o cajado da estátua de Gandhi,na praça que tem seu nome. Arrancaram os magníficos coroamentos dos portões do Campo de Santana,de 1873. A placa principal do admirável monumento ao Marechal Floriano,de Eduardo de Sá,na Cinelândia,também foi arrancada.

No Passeio Público,a cada mês desaparece um busto. Em breve,parecerá um cemitério,com pedestais sem nada em cima,a lembrar lápides. O chafariz do Mestre Valentim está há anos sem a figura do anjinho com a cartela “Sou útil inda brincando”,que era um símbolo da cidade. É o primeiro jardim público do país e tem tombamento federal. A balaustrada que o ladeava foi derrubada a marretadas,por causa dos balaústres de ferro,como denunciei há mais de 20 anos.

Onde está o Iphan? Quase todos os chafarizes da Colônia,do Reinado e do Império estão arruinados,e,no Chafariz da Rua do Riachuelo,de 1817,já arrancaram boa parte das letras de bronze,e ele era o único que as tinha no Rio. Nem vale a pena lembrar o que fizeram com os monumentos a Osório e a Deodoro.

Como fecho de ouro,as árvores. Raramente replantam uma árvore que caiu. Antes,cimentam rapidamente o buraco. As que datam da bela arborização de Pereira Passos (Gomes Freire,Augusto Severo,etc.) estão com 120 anos. Se não forem corretamente substituídas,logo não sobrará nada”.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Entenda passo a passo a madrugada que terminou com policial civil matando empresário na Barra da Tijuca após briga por estacionamento

‘Dólar acima de R$ 6 é complicado para a indústria. Como a gente projeta?’, diz CEO da Lenovo Brasil

Aliados de Bolsonaro apostam em ofensiva de Trump e Musk contra Alexandre de Moraes

Galeão: Novo leilão do aeroporto do Rio prevê lance mínimo de R$ 600 milhões e saída da Infraero

Paes abre investigação sobre empresa interessada na bilhetagem eletrônica do Jaé

Medicamentos como Ozempic e Mounjaro são promissores não só para tratar obesidade; entenda

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap