Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Limite da despesa pública avança 19,3% em 2025 para 425,9 mil milhões

2024-09-07 HaiPress

Aquele valor total de despesa previsto no documento,a que a Lusa teve acesso,engloba os limites globais de despesa da administração central,segurança social e a gestão da dívida pública.

 

Retirando deste valor global a parte da dívida pública,e considerando então os limites da despesa para a administração central e segurança social,o valor de despesa pública inscrito pelo Governo para 2025 ascende a 242,8 mil milhões de euros,uma subida de 10,8% face a 2024.

Estes 242,8 mil milhões englobam 161,2 mil milhões de euros na administração central (+4,1%) e 81,7 mil milhões de euros na Segurança Social (+26,8%).

Já do lado da receita total,o quadro contempla um valor semelhante ao do limite da despesa total,de 425,9 mil milhões de euros (subindo 19,3% face a 2024),dos quais 293,8 mil milhões de euros relativos a receita de impostos (acima dos 242,5 mil milhões de euros de 2024).

De referir que a projeção de receitas considera como fontes de financiamento as receitas dos impostos,fundos europeus e uma categoria de 'outras' -- cujo valor previsto ascende a 121,6 mil milhões de euros.

Ainda no campo dos limites da despesa apontados para 2025,e considerando apenas a parte relativa à administração central,as áreas que terão maior crescimento percentual face a 2024 serão a juventude e modernização,agricultura e pescas,segurança interna,defesa ou justiça.

Para o horizonte da legislatura,os limites de despesa inscritos no quadro plurianual da administração central e segurança social (ou seja,excluindo a parte da gestão da dívida pública) contemplam uma queda de 0,8% em 2026,para os 240,8 mil milhões de euros.

Nos anos seguintes,ou seja,2027 e 2028,os limites considerados apontam para subidas homólogas de 2,3% e 2,1%,respetivamente.

Do lado das receitas de impostos prevê-se uma subida contínua até ao final do horizonte projetado.

A entrega do quadro plurianual de despesa pública era uma das exigências do PS para as negociações do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025),tendo o ministro da Presidência,António Leitão Amaro,afirmado na quinta-feira que o documento chegaria,o mais tardar,hoje ao parlamento.

O Quadro Plurianual das Despesas Públicas (QPDP) é o documento através do qual são estabelecidos,em contabilidade orçamental pública,um limite da despesa total e por missão de base orgânica,para o ano em curso e os quatros anos seguintes,refere a informação disponível no site do Conselho de Finanças Públicas,lembrando que este quadro veio substituir,a partir de 2020,o anterior quadro plurianual de programação orçamental (QPPO).

[Notícia atualizada às 14h53]

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cemitérios do Reino Unido se tornam refúgios para espécies raras de animais, revela instituto de conservação

Com preços do aluguel em alta, veja dicas de como renegociar o contrato e aliviar o bolso

Na metade do mandato, Lula cumpriu menos de um terço da meta de leilões de rodovias

Erro na cotação do dólar no Google aguça debate sobre responsabilidades das plataformas, dizem especialistas

Zona cinzenta: após temporada gloriosa, Botafogo vive indefinições que travam planejamento para 2025

Veja quais são as 7 primeiras empresas do Brasil a ganhar certificado por promover equidade racial

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap