Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Cabeça gigante, focinho redondo e boca colossal: conheça o raro Tubarão-boca-grande

2024-09-12 HaiPress

Tubarão-boca-grande foi visto pela primeira vez no Havaí e pode chegar a 750 quilos — Foto: Reprodução/Zola Chen

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/09/2024 - 04:01

"Tubarão-boca-grande: estudo revela distribuição ampla e preocupações na Tanzânia"

Tubarão-boca-grande,espécie rara descoberta no Havaí em 1976,tem apenas 50 registros no mundo. Estudo recente revela distribuição mais ampla do animal. Mesmo com 5m de comprimento e 750kg,é considerado de menor preocupação pela IUCN. Tanzânia surpreende ao capturar menor exemplar. Pesca de tubarões e arraias aumenta no país.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Descobertos em 1976 na costa do Havaí,os tubarões-boca-grande (Megachasma pelagios) são considerados raros,com registros de apenas 50 indivíduos da espécie documentados em todo o mundo no intervalo de 1976 até 2010. Apesar disso,um estudo propõe que a espécie é,na verdade,mais disseminada do que se acreditava anteriormente. Em fevereiro deste ano,um exemplar foi capturado na costa da Tanzânia,na África Oriental,o que representou o sexto avistamento na costa do continente.

Veja: Fisiculturista de 27 anos morre afogado ao gravar vídeos para as redes sociais em local proibido na China'Cofre do Juízo Final': banco mundial de sementes pode alimentar o mundo no futuro; entenda

Estudos recentes passaram a abordar uma mudança notável na distribuição do animal pelo mundo. Com 273 registros confirmados em 16 países banhados pelos oceanos Atlântico,Índico e Pacífico,o tubarão-boca-grande parece conseguir prosperar em climas e ecossistemas diversos. Apesar do tamanho das grandes proporções — pode chegar a cinco metros de comprimento e pesar 750 quilos —,a espécie é listada como "menos preocupante" na Lista Vermelha da IUCN,ou seja,ele consegue driblar impactos de predação,de possível pesca ostensiva e,ainda assim,manter a espécie.

Tubarão-boca-grande que foi capturado na Tanzânia,em fevereiro de 2024 — Foto: Reprodução/Zola Chen

Com corpo cilíndrico e robusto,o tubarão-boca-grande tem uma forma que se assemelha a um girino. Ele apresenta uma estrutura flácida e cor marrom-escura,com grande cabeça,focinho redondo,uma boca colossal que se estende até a parte de trás dos olhos.

O primeiro exemplar com filhotes foi encontrado morto em uma praia das Filipinas,em dezembro de 2023,e ela tinha 5,5 metros de comprimento. Cada um dos filhotes não-nascidos foi expulso do corpo da mãe na areia,o que indica que a espécie,como a maioria dos tubarões,dá à luz a descendentes vivos,ao invés de botar ovos.

O episódio na Tanzânia despertou a curiosidade dos cientistas devido ao tamanho do animal que era vendido no mercado de Chole,na Ilha de Pemba,parte do Arquipélago de Zanzibar: com 170 centímetros,ele foi considerado o menor tubarão-boca-grande já encontrado no mundo. O caso levanta a hipótese de que os animais poderiam usar a região pela segurança reprodutiva.

Tubarão-boca-grande foi visto pela primeira vez no Havaí e pode chegar a 750 quilos — Foto: Reprodução

A Tanzânia costuma pescar tubarões e arraias e consome a carne por ser um alimento relativamente barato na região. Segundo a Forbes,uma pesquisa da Wildlife Conservation Society,entre 2017 e 2023,cerca de 43 espécies de tubarões e 26 de arraias foram capturadas no país. O dado representa um aumento relevante se comparado aos resultados anteriores,o que atesta que a costa da África Oriental tem se mostrado um ponto de grande diversidade e segurança.

De 'Tubarão' a 'Sob as águas do Sena': veja filmes com o protagonista mais temido dos mares

1 de 8


Richard Dreyfuss em cena de "Tubarão" (1975),de Steven Spielberg — Foto: Reprodução

2 de 8


Cena de 'Megatubarão 2' — Foto: Divulgação

Pular

X de 8


Publicidade 8 fotos

3 de 8


‘Bacalhau’ (1976). Paródia nacional do blockbuster americano do ano anterior — Foto: Divulgação

4 de 8


‘Desespero profundo’ (2024). Avião no fundo do oceano cercado pelas feras — Foto: Divulgação

Pular

X de 8


Publicidade

5 de 8


‘Águas rasas’ (2016). Blake Lively faz surfista em perigo — Foto: Divulgação

6 de 8


‘Sharknado’ (2013). Trash raiz,longa tem motosserra contra tubarão voador — Foto: Divulgação

Pular

X de 8


Publicidade

7 de 8


‘Orca’ (1977). Esta imitação teve baleia; depois vieram piranhas e jacarés — Foto: Reprodução

8 de 8


'Sob as águas do Sena' (2024). Hit do streaming com caos no rio parisiense — Foto: Divulgação

Pular

X de 8


Publicidade Sucesso do clássico de Spielberg,de 1975,gerou onda de longas e até versão com orcas

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap