Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Magnésio para sua saúde

2024-09-12 HaiPress

Sementes de girassol e abóbora são ricas em magnésio — Foto: Freepik

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/09/2024 - 04:30

A Importância do Magnésio para a Saúde: Benefícios e Formas

A importância do magnésio para a saúde é destacada devido à sua participação em mais de 300 reações bioquímicas no organismo. A deficiência desse mineral,comum devido ao consumo insuficiente,pode causar diversos problemas de saúde. Além disso,diferentes formas de magnésio são apresentadas,cada uma com benefícios específicos para o corpo,desde a melhora da saúde cardiovascular até o auxílio no tratamento de condições como estresse e fadiga.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O magnésio é um “medicamento” antigo. Meu pai,que durante muito tempo sofreu com azia e refluxo em razão de uma hérnia de hiato,consumia o leite de magnésia como forma de melhorar o desconforto estomacal.

Composto por hidróxido de magnésio que reage com o ácido clorídrico no estômago,formando cloreto de magnésio e reduzindo a acidez gástrica,é indicado para a prisão de ventre por aumentar a retenção de água no intestino,ajudando a amolecer as fezes e facilitar a movimentação intestinal.

O magnésio é o quarto mineral mais abundante em nosso organismo. Nosso corpo possui entre 20 e 28 gramas de magnésio,sendo que a maior parte desse nutriente está concentrada no esqueleto (de 60 a 65%) e nos músculos (de 34% a 39%). Ele também pode ser encontrado em diversos alimentos,suplementos,medicamentos e,inclusive,na água,favorecendo funções importantes em todo o corpo.

Participa de mais de 300 reações bioquímicas,e seus benefícios incluem:

o favorecimento da neuroplasticidade e potencialização da atividade cerebral,contribuindo para o aprendizado e para a memória de curta e longa duração; melhora dos sintomas de estresse,ansiedade e depressão,por estar envolvido na produção da serotonina,neurotransmissor que contribui para o bem-estar físico e mental; previne a osteoporose pois está envolvido na produção de hormônios,que regulam os níveis de cálcio no sangue,e na ativação da vitamina D,que atua na absorção do cálcio pelo organismo;melhora a contração muscular,o que inclui o coração ajudando a manter um ritmo cardíaco saudável; participa do metabolismo da glicose e da produção da insulina,ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle,impactando a prevenção do diabetes tipo 2.

Os alimentos ricos em magnésio são as leguminosas,as oleaginosas,os grãos integrais,os vegetais verdes-escuros e as frutas secas.

Pesquisas recentes apontam que grande parte da população não consome a dose diária recomendada. A maioria das pessoas está em risco de deficiência subclínica de magnésio,pois o consumo está estimado em menos de 50% da necessidade média de ingestão em diversas partes do mundo,pelo consumo de alimentos processados e ultraprocessados,pobres em nutrientes.

A deficiência de magnésio pode estar relacionada à ingestão insuficiente do mineral na dieta,atividade física exagerada,estresse,ansiedade,álcool em excesso,tabagismo,uso de anticoncepcional,resistência à insulina,excesso ou deficiência de vitamina D e deficiência de vitamina B6.

A falta de magnésio pode provocar vários problemas para a saúde,como arritmia cardíaca,fraqueza,fadiga,perda de apetite,náusea,vômito e alterações de humor.

Quando necessário,o magnésio pode ser manipulado associando à fórmula outros ativos para melhorar a absorção do mineral e promover uma ação mais ampla em todo o organismo. Além do leite de magnésia,encontra-se sob as formas de:

magnésio ascorbato,associado com a vitamina C,indicado principalmente para o sistema imune e cardíaco; magnésio aspartato,associado ao ácido aspártico,indicado principalmente para o tratamento de cardiopatias,fadiga crônica e estresse físico e mental; magnésio citrato,alta biodisponibilidade e usado nas doenças dos sistemas cardiovascular,neuromuscular e nervoso; magnésio inositol,une as vantagens do magnésio com as do inositol,uma das vitaminas do complexo B,proporcionando benefícios como relaxamento mental e corporal,alívio de dores musculares e melhora da memória; magnésio malato,indicado para melhorar a energia e o desempenho em atividades físicas,assim como a fibromialgia; magnésio taurato,associação do magnésio com L-taurina para a saúde cardiovascular e controle da diabetes tipo II; magnésio treonato,uso associado a processos cerebrais como cognição,aprendizagem,memória e Alzheimer; magnésio quelado,a quelação aumenta a biodisponibilidade do magnésio e facilita o reconhecimento e absorção do mineral pelo organismo; usada nas mais diversas doenças dos sistemas cardiovascular,neuromuscular e nervoso.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap