Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Missão com bilionário e civis faz nesta quinta a primeira caminhada espacial privada da história; asista ao vivo

2024-09-12 HaiPress

A tripulação da Polaris Dawn durante uma videochamada na quarta-feira. Da esquerda para a direita,Sarah Gillis,que supervisiona o treinamento de astronautas na SpaceX; Scott Poteet,um piloto aposentado da Força Aérea dos EUA; Jared Isaacman,fundador e executivo-chefe da empresa Shift4 Payments; e Anna Menon,uma engenheira da SpaceX — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 12/09/2024 - 00:00

Missão Polaris Dawn: Caminhada Espacial Privada com Bilionário e Civis

Missão Polaris Dawn da SpaceX realiza primeira caminhada espacial privada com bilionário e civis. Sem astronautas profissionais,a tripulação testará novos trajes espaciais,realizará pesquisas médicas e testes de conexão internet por raios laser no espaço,alcançando a órbita mais alta desde as missões Apollo. Comandada por Jared Isaacman,a equipe inclui Scott Poteet,Sarah Gillis e Anna Menon. A missão visa contribuir para o desenvolvimento de futuras tecnologias espaciais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Lançada na manhã desta terça,a missão Polaris Dawn,da SpaceX,foi ao espaço sem nenhum “astronauta profissional” para fazer a primeira caminhada espacial privada nesta quinta-feira,por volta das 5h50 no horário de Brasíla. A bordo de um Falcon 9,dois homens e duas mulheres participam do voo,que marcará a maior distância da Terra já atingida desde as missões Apollo,que levaram o homem à Lua.

Bilionário,amigo e engenheiras da SpaceX: saiba quem são os passageiros da Polaris Dawn que vão fazer caminhada espacialEntenda: NASA faz acordo para que SpaceX traga a ISS a ‘cemitério’ aquático após 'aposentadoria' em 2030; entenda

A cápsula Resilience foi modificada para realizar a primeira atividade extraveicular (EVA) por astronautas comerciais. A uma altitude programada de 700 km,toda a tripulação vestirá os novos trajes espaciais projetados pela SpaceX e a nave será despressurizada. A escotilha será então aberta e o interior da nave espacial se tornará parte do vácuo do espaço sideral.

Saída da cápsula modificada — Foto: Divulgação

Apenas duas pessoas,Isaacman e Gillis,sairão do veículo pela escotilha superior e realizarão uma caminhada espacial presos a cabos. Poteet e Menon permanecerão na cápsula para gerenciar os cordões umbilicais e monitorar as leituras para garantir que tudo esteja ocorrendo corretamente.

Adaptação na escotilha que os passageiros vão usar para sair da nave — Foto: Reprodução

O objetivo principal da caminhada espacial é testar os trajes espaciais que a SpaceX desenvolveu para este voo. A roupa desenvolvida para a missão é uma evolução do traje de Atividade Intraveicular (IVA). O novo modelo para ambientes externos oferece maior mobilidade,um visor HUD (head-up display),câmera de última geração no capacete e novos tecidos de gerenciamento térmico.

Depois que o Isaacman e Gillis retornarem e fecharem a escotilha,o interior da cápsula será repressurizado. Os testes do lado de fora devem durar de 15 a 20 minutos,para cada astronauta,um de cada vez.

Teste de aceitação do traje espacial Polaris Dawn EVA — Foto: Polaris Program / John Kraus

O que mais eles farão em órbita?

Entre os objetivos do quarteto estão alcançar a órbita mais alta por uma missão tripulada,com apogeu de 1.400 km — excluindo as missões Apollo para a Lua —,pesquisas médicas sobre os possíveis efeitos da altitude extrema no corpo humano e testes de conexão internet por raios laser no espaço.

Entre as pesquisas científicas listadas,os astronautas vão utilizar ultrassom para monitorar,detectar e quantificar êmbolos gasosos venosos,em estudos sobre prevalência humana de doença de descompressão; coletar dados sobre o ambiente de radiação para entender melhor como a radiação espacial afeta os sistemas biológicos humanos; fornecer amostras biológicas para análises em um Biobanco de longo prazo; e pesquisa relacionada à Síndrome Neuro-Ocular Associada ao Voo Espacial (SANS).

Quem está a bordo?

O comandante da Polaris Dawn é Jared “Rook” Isaacman,que anteriormente comandou a missão Inspiration4 em 2021. Scott “Kidd” Poteet,amigo de longa data e parceiro de negócios de Isaacman,será o piloto da missão. Eles serão acompanhados por Sarah Gillis e Anna Menon,engenheiras da SpaceX que servirão como especialistas da missão e oficial médica.

— Após mais de dois anos de treinamento,estamos animados para embarcar nesta missão. A ideia é aprender o máximo que pudermos sobre o novo traje e devolvê-lo aos engenheiros para desenvolverem futuras evoluções do design. É uma grande honra ter essa oportunidade de testá-lo neste voo — disse Jared Isaacman em uma coletiva de imprensa na Flórida.

Tripulação da missão Polaris Dawn: Jared Isaacman,Scott “Kidd” Poteet e Anna Menon — Foto: Divulgação

Jared Isaacman,comandante da Missão,é fundador e CEO da Shift4,e também serviu como comandante da missão da Inspiration4,a primeira missão totalmente civil do mundo a ir ao espaço em 2021. O projeto ajudou a arrecadar mais de US$ 250 milhões para o St. Jude Children's Research Hospital.

Considerado um aviador e aventureiro talentoso,Isaacman é qualificado para pilotar aeronaves comerciais e militares e detém vários recordes aéreos mundiais,incluindo dois voos de velocidade ao redor do planeta Terra.

Scott “Kidd” Poteet,piloto de missão,é um tenente-coronel aposentado da Força Aérea dos Estados Unidos e seus 20 anos de serviço incluíram o comandante do 64º Esquadrão Agressor,piloto de demonstração Thunderbird #4 da USAF,piloto de teste operacional e avaliação e examinador de voo.

Poteet serviu anteriormente como diretor de missão para a Inspiration4. Corredor e triatleta,nativo de New Hampshire,Poteet completou 15 triatlos Ironman desde 2000,incluindo quatro campeonatos mundiais de Ironman em Kailua-Kona,Havaí.

Tripulação da missão Polaris Dawn em coletiva de imprensa — Foto: Divulgação

Sarah Gillis,especialista em missões,é natural do Colorado e engenheira líder de operações espaciais na SpaceX,onde é responsável por supervisionar o programa de treinamento de astronautas da empresa.

Violinista com formação clássica,Gillis começou como estagiária na SpaceX em 2015 e trabalhou em testes com humanos no circuito da espaçonave Dragon. Seu mentor,o ex-astronauta da NASA Joseph R. Tanner,primeiro a encorajou a estudar engenharia aeroespacial na University of Colorado Boulder.

Anna Menon,especialista em missão e oficial médica,é engenheira líder de operações espaciais na SpaceX,onde gerencia o desenvolvimento de operações de tripulação e atua no controle de missão como diretora de missão e comunicadora de tripulação. Menon mora em Houston e é casada com o recém-nomeado astronauta da NASA,Anil Menon.

Ela escreveu um livro infantil,Kisses from Space,que foi inspirado por sua experiência na preparação para a missão Polaris Dawn e seu desejo de compartilhar sua experiência de voo espacial com seus dois filhos pequenos. Ela o lerá do espaço durante a missão e os lucros de suas vendas do livro beneficiarão o St. Jude Children's Research Hospital.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap