Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Empresa norueguesa desenvolve robô humanoide capaz de proteger pessoas, limpar casas e organizar itens; vídeo

2024-09-13 HaiPress

Robô NEO é capaz de auxiliar seres humanos em diversas tarefas cotidianas — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 13/09/2024 - 04:00

Robô humanoide NEO: avanço na inteligência artificial e psicologia robótica

Empresa norueguesa cria robô humanoide NEO,inspirado na "natureza humana",para diversas tarefas domésticas e industriais. Com previsão de venda em 2025 a preço acessível,o androide pode ajudar pessoas com mobilidade reduzida e promete avanços em inteligência artificial e psicologia robótica. Com 1,65m de altura,29,94kg e autonomia de 2-4 horas,o NEO destaca-se por sua capacidade de se mover e comunicar de forma semelhante aos humanos.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Inspirado pela "natureza humana",o robô NEO é uma criação da empresa de tecnologia norueguesa 1X e deverá chegar aos mercados em 2025 para "fornecer assistência doméstica valiosa e executar tarefas de limpeza ou organização". Em pré-produção na casa das milhares de unidades,o modelo será testado em casas selecionadas pela empresa ainda esse ano,e se aprovado,passará a ser fabricado em milhões até 2028.

Mistério cósmico: estudo indica que sinal extraterrestre 'Wow!' pode ser de evento astronômico raro; entendaSaiba mais: Professor é preso após aplicar 'mata-leão' em aluno de cinco anos nos EUA

O androide é destinado a uma ampla gama de atividades,que vão desde as industriais como segurança,logística,manufatura,operação de máquinas e manuseio de tarefas complexas,até atividades domésticas. Em sua programação consta que NEO também é capaz de auxiliar pessoas com dificuldades de mobilidade,buscar itens e oferecer companhia. O site da empresa mostra um teaser em que a versão beta do NEO realiza diferentes atividades e entrega uma mochila a uma mulher.

Assista ao vídeo abaixo

O potencial do NEO também abarca pesquisa ao propor avanços e questões para a comunidade robótica em termos de inteligência artificial e psicologia. De acordo com a 1X,o corpo do robô foi projetado de forma semelhante à figura humana justamente pela capacidade do nosso corpo de se mover em várias formas. Além disso,a mente humana é habituada a uma linguagem baseada em expressões e gestos,que exercem maneiras familiares e mais fáceis de comunicação.

Robô NEO é capaz de auxiliar seres humanos em diversas tarefas cotidianas — Foto: Reprodução/1X

"Como tudo em nosso mundo é feito para humanos,é mais fácil ter humanoides que se encaixem em nosso mundo sem mudar muito. Então,ao serem projetados como nós,os robôs podem subir nossas escadas,abrir nossas portas e ser úteis em todos os lugares que precisamos deles",explica a 1X.

Com 1,65 metros de altura e 29,94 quilos,NEO pode andar a uma velocidade de 4,02 km/h e correr a 12,07 km/h. Ele também é capaz de carregar até 19,96 quilos e pode operar com uma única carga de bateria por um período de 2 a 4 horas.

Robô NEO é capaz de auxiliar seres humanos em diversas tarefas cotidianas — Foto: Reprodução

Ainda que os detalhes sobre preço não tenham sido destacados,a empresa sugere que o robô poderá ser adquirido por um valor relativamente acessível: "Podemos fabricar isso a um custo de um carro relativamente acessível. E então não estou falando de um carro que alguém no Vale do Silício compraria".

Robô NEO é capaz de auxiliar seres humanos em diversas tarefas cotidianas — Foto: Reprodução

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap