Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Descida de taxas de juro é insuficiente e "não altera praticamente nada"

2024-09-13 HaiPress

Questionado sobre a decisão tomada hoje pelo BCE de baixar as taxas de juro de referência em 25 pontos base para 3,5%,Paulo Raimundo lembrou que já se registaram antes "subidas de 75 pontos" e que houve "gente que teve aumento das suas prestações para o dobro" e,por isso,acredita que esta descida tem pouco impacto.

 

O líder do PCP falava aos jornalistas após um encontro na sede do partido,em Lisboa,com a presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM),Joana Bordalo e Sá.

Raimundo salientou ainda,apesar de considerar que este alívio "terá impactos mínimos",que "é melhor [a taxa de juro] descer,mesmo que pouco,do que manter ou subir".

O secretário-geral do PCP argumentou também que "no meio desta conversa passa sempre ao lado que a banca continua a pôr ao bolso 14 milhões de euros por dia" e criticou o facto de o BCE e o atual executivo não se pronunciarem sobre essa matéria.

"É sobre isto que nós queremos falar. E é preciso que a banca seja chamada e os seus 14 milhões de euros por dia a contribuir para um drama que continua,apesar desse ligeiro alívio",concluiu.

O Banco Central Europeu (BCE) baixou hoje a sua taxa de juro de referência em 25 pontos base para 3,o segundo corte do ano,num contexto de moderação da inflação e de abrandamento da atividade económica a curto prazo.

Hoje reunido em Frankfurt,na Alemanha,o Conselho do BCE reduziu a taxa de facilidade permanente de depósito de 3,75% para 3,enquanto as taxas de juro das operações principais de refinanciamento e da facilidade permanente de cedência de liquidez diminuíram 60 pontos base para 3,65% e 3,90%,respetivamente (contra os anteriores 4,25% e 4,50%),na sequência de um ajuste técnico.

Estas alterações terão efeitos a partir de 18 de setembro.

Em comunicado,o BCE considera que,no contexto atual,é apropriado "dar mais um passo no sentido de moderar o grau de restritividade da política monetária".

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap