Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Saiba como lidar com as mudanças na pele durante o período da menopausa

2024-09-14 HaiPress

Cuidados com a pele na menopausa — Foto: Getty Images

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 14/09/2024 - 04:01

Cuidados com a pele na menopausa: prevenção e tratamentos

Durante a menopausa,a pele passa por mudanças como ressecamento e perda de colágeno. Especialistas recomendam cuidados como hidratação,suplementação de colágeno e procedimentos para estimular a produção de colágeno. Além disso,tratamentos específicos podem melhorar sintomas íntimos. A prevenção e o cuidado desde a perimenopausa são essenciais para manter a saúde da pele.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A menopausa é um período de transformações significativas na vida da mulher,e a pele,refletindo essas mudanças,também exige cuidados específicos. Para montar uma rotina de beleza eficaz durante essa fase,convidamos a dermatologista Juliana Piquet e Luciana Hitomi,médica pós-graduada em Medicina Estética,que vão compartilhar dicas valiosas para manter a saúde.

Menopausa: famosas ajudam a quebrar tabus para reduzir o impacto na vida das mulheresFernanda Abreu fala sobre carreira internacional,família,drogas e libido pós-menopausa

Para a Dra. Juliana,o ideal é iniciar o tratamento antes da menopausa,especialmente no período da perimenopausa,que antecede em cerca de 4 a 5 anos antes da parada da menstruação,e quando já observamos alguns sintomas devido à flutuação nos níveis de estrogênio.

"O ideal é fazer uma 'poupança' de colágeno e manter o estímulo regular,especialmente nestes primeiros anos",afirma em bate-papo com ELA.

A médica diz que existe uma queda de cerca de 30% do colágeno nos primeiros cinco anos da menopausa – ligada diretamente à queda nos níveis de estrogênio,não à idade - e após cerca de 2% ao ano por cerca de 15 anos.

Segundo Dra. Luciana Hitomi,nesta fase a pele fica mais ressecada,mais fina e atrofiada. "Devido à diminuição do estrogênio,há piora da flacidez devido à queda acentuada da produção de colágeno. Já os cabelos ficam mais finos,e a velocidade de crescimento diminui",explica.

Cuidado com a pele começa cada vez mais cedo

Em relação a dicas e possíveis tratamentos,aumentar a ingestão hídrica seria um dos principais cuidados,além da hidratação da pele.

"Caso haja necessidade,mudar a rotina de skincare,conforme as alterações. A suplementação com peptídeos de colágeno oral também é indicada",aponta. Hitomi entrega que neste caso,é melhor investir em procedimentos que aumentam a hidratação e rejuvenescem a pele,como biorregeneradores teciduais,biorremodeladores teciduais e skinbooster.

"O ultrassom microfocado e bioestimuladores de colágeno também são super indicados,pois aumentam a produção de colágeno",sugere.

Evitar banhos quentes e uso de sabonetes que possam ressecar a cútis deve ser evitado,de acordo com Luciana,além da exposição solar excessiva e sem fotoproteção.

Como cuidar da pele depois dos 50 anos

Para quem já entrou na menopausa,a dica é optar especialmente por tratamentos que visam o estímulo à síntese de colágeno,como melhora na flacidez,além da correção dos problemas que já surgiram,como o uso de lasers para melhoria do aspecto dos poros ou de manchas,preenchimento em pontos estratégicos seja para reposicionar tecidos ou para repor volumes perdidos.

Vale ressaltar que a questão vai além da estética. "Com a menopausa,acontece o que chamamos de síndrome geniturinária,em que ocorre atrofia e ressecamento vulvovaginal,perda de elasticidade,irritação,prurido e urgência urinária. Hoje,contamos com tecnologias capazes de agir internamente e externamente,para melhorar,além dos sintomas descritos,a flacidez,pigmentação,hidratação e perda de volume na região íntima",entrega Dra. Juliana.

Dra. Luciana revela que o uso do Empower consegue tratar não só incontinência urinária,mas também atrofia vaginal,dor na relação sexual,rejuvenescimento íntimo,e outras condições. Ele é a única plataforma que inclui as três tecnologias para tratamento íntimo: "Morpheus8 V é a única radiofrequência micro agulhada para tratamento do canal vaginal e o V Tone é a primeira tecnologia de estimulação muscular do assoalho pélvico."

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Cotação do Brent para entrega em janeiro sobe 0,95% para 75,63 dólaers

Ministro diz que fim de "fronteiras" só com passe intermodal nacional

Estudos sobre linha vermelha do metro esperados em dezembro, diz ministro

Wall Street mantém tendência de subida. Nasdaq e S&P500 renovam recordes

Eleição de Trump "não vai ter efeitos na decisão de politica monetária"

Paulo Macedo aceita convite para continuar à frente da CGD até 2028

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap