Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Patrulha canina: 82 cães do BAC, da Polícia Militar, ajudaram a apreender mais de 13,8 tonelada de drogas e 42 armas este ano

2024-09-15 HaiPress

A exemplo dos policiais,os cães do BAC também têm uma escala de serviço. Cada animal trabalha,em média,oito horas. — Foto: Beatriz Orle / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/09/2024 - 06:00

Equipe canina da PM apreende drogas e armas

Equipe canina do Batalhão de Ação com Cães da PM apreende toneladas de drogas,armas e prende criminosos. Os cães,como Electra e Hulk,com faro apurado,auxiliam em operações policiais,localizando entorpecentes. Treinados desde filhotes,os cães trabalham em média oito horas por dia e se aposentam aos oito anos. Cães não têm contato físico com drogas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Uma equipe de 82 agentes de quatro patas,que enfrenta o perigo sem se abalar com o barulho de tiros,localizou e ajudou a tirar das mãos do crime organizado,do início do ano até o último dia 5,mais de 13,8 toneladas de drogas. Esse não foi o único prejuízo causado por uma tropa canina ao tráfico. Usando o faro apurado em nome da lei,animais das raças pastor belga malinois,labrador,rastreador brasileiro e pastor alemão,do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar,também tiveram participação na prisão de 48 pessoas e na apreensão de 42 armas,incluindo 13 fuzis e uma metralhadora ponto 30,que é capaz de derrubar aeronaves.

Baixada:Morre assessor de vereador,após ataque com mais de 30 tiros em JaperiTempo seco: Governo do Rio fecha parques estaduais para concentrar esforços em combate a incêndios

Veja um dos cães do BAC em treinamento para encontrar drogas

Neste mesmo período,os cães,que atuam sempre ao lado de policiais condutores e adestradores,participaram de operações e ajudaram ainda na localização de 56 granadas e 4.774 balas de diversos calibres. Uma dessas ações ocorreu no dia 25 de agosto. Electra,de 2 anos,da raça pastor belga malinois,Fênix e Frozen (ambas da raça labrador) atuavam com seus respectivos parceiros do BAC,em uma operação do Comando de Operações Especiais (COE),na Favela Nova Holanda,quando a primeira sinalizou para uma escola. Ao entrar no local,que estava com uma grade aberta,a cadela sentou-se,apontando para um duto de ar-condicionado,na área externa do estabelecimento de ensino da rede municipal.

A posição tomada pelo animal é uma característica da possível presença de drogas. Ao revistar a rede,os policiais encontraram uma tonelada de maconha prensada. O material apreendido tinha valor estimado em R$ 1 milhão.

Danos de treinamento

Os cães que são candidatos a policiais de quatro patas ingressam no BAC,ainda filhotes,de três maneiras: comprados pela PM após licitação,por doação ou nascidos na própria unidade.

O caminho de formação é longo. Segundo o tenente-coronel Luciano Pedro Barbosa da Silva,comandante do BAC,antes de se tornar um cão policial e estar apto a sair para participar de operações,cada animal é treinado por um tempo que pode chegar a dois anos.

Neste período,verifica-se,entre outras coisas,quais animais vão se adaptar ao cotidiano da vida policial. É importante,por exemplo,que o animal não se importe com o barulho de tiros e de fogos. Os que não se enquadram são geralmente treinados para cinoterapia,tipo de terapia que estimula crianças com necessidades especiais e pacientes debilitados por doenças como câncer.

— Desde pequeno,durante os treinamentos,já colocamos o cão em situações que ele vai enfrentar no trabalho policial. No treinamento,ele já é exposto a barulho,para saber se vai se adaptar a isso — explica o oficial.

Os cães também são incentivados com recompensas para usar o faro visando encontrar foragidos,drogas,armas e até explosivos. O comandante do BAC também aproveitou para esclarecer que os animais não têm contato físico com drogas.

— É importante frisar o seguinte. O cão não tem contato com a droga. Muita gente chega a pensar que o cão é viciado ou algo assim. Mas,não é isso. A experiência que ele tem com a droga é somente através do odor da droga. A cocaína fica embalada num saco plástico. O cão tem cem vezes mais poder olfativo que o humano. Ele vai sentir só odor sem aspirar. O mesmo é com maconha — explica.

A exemplo dos policiais,oito horas. E,para cada dia trabalhado,há três de folga. Ao completar oito anos,é a hora da aposentadoria. Geralmente,o cão é adotado por seu adestrador ou condutor. Caso isso não seja possível,outras pessoas também podem se candidatar. Para isso,basta entrar em contato com a unidade. Antes da adoção ser concretizada,os candidatos a tutores passam por uma pesquisa social para a PM concluir ou não se terão capacidade de tratar bem os novos parceiros.

Todos os anos,os cães do BAC concorrem em uma espécie de campeonato de apreensões. Atualmente,dois machos e uma fêmea,disputam focinho a focinho os três primeiros lugares no ranking de 2024,nas categorias batizadas como ouro,prata e bronze.

Um campeão

Hulk,de 3 anos,está na ponta. Ela já farejou e encontrou,este ano,1.524 quilos de drogas,além de seis armas. Também foi o campeão do ano passado.

Electra aparece na segunda posição. Ele localizou 1.434 quilos de drogas e duas armas. Sherlock está em terceiro,com 500 quilos e quatro armas no currículo. Mas nem tudo é festinha na vida de um cão policial. Eles também estão sujeitos a baixas em combate,mas a última aconteceu há mais de dez anos.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

'Bolsonaro não conseguiu jogadores certos' para golpe, lamentou acusado por trama contra Lula

'Anarquista crônico', Pepe Mujica deixa lição para a esquerda

Consignado para CLT: portabilidade do crédito começa hoje. Entenda como fazer e reduzir juros

STF começa hoje julgamento sobre indenização por perdas em planos econômicos. Entenda

Rio, SP e MG seguem com temperaturas mais baixas, e chuva ganha força no Norte e Nordeste; veja previsão para esta sexta

Imposto de Renda 2025: especialista explica como incluir despesas médicas para aumentar restituição

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap