Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Policiamento na orla é reforçado no segundo dia de Operação Verão

2024-09-16 HaiPress

Policiais fazem patrulhamento na orla da Zona Sul — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 15/09/2024 - 18:15

"Policiamento reforçado na orla do Rio de Janeiro durante Operação Verão"

Policiamento reforçado durante a Operação Verão na orla do Rio de Janeiro para garantir segurança com até 1.250 policiais presentes. A presença policial é elogiada por moradores e turistas,enquanto há críticas sobre a periodicidade da operação. Regras foram definidas para abordagens a menores após críticas no ano anterior. Operação acontece aos fins de semana e feriados até março,com plantões da Assistência Social nos locais de abordagem.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O sol entre nuvens e termômetros marcando até 29 °C foram motivos suficientes para encher as praias do Rio de Janeiro neste domingo. Nas areias,cariocas e turistas aproveitam uma temperatura um pouco mais amena do que a deste sábado,quando as máximas chegaram a 36 °C. Apesar disso,o clima ainda é abafado para quem caminha,corre ou faz outras atividades na orla,como andar de skate ou de bicicleta. O fim de semana também é marcado pelo início da Operação Verão,que contará com até 1.250 policiais responsáveis pelo patrulhamento do Leme ao Pontal.

Violência: PF investiga arrombamento de apartamento do presidente do BNDES na Zona Sul do RioRio em chamas: Estado registra 76 incêndios florestais neste domingo,em três dias bombeiros combateram quase 1,2 mil focos

Segundo a PM,as ações da Operação Verão têm como principal objetivo garantir a segurança e a manutenção da ordem pública durante o período em que a praia se torna um dos locais de grande concentração de pessoas,incluindo os turistas.

No Arpoador,uma base foi montada para reforçar o policiamento na região e acompanhar abordagens de menores. Para Ingrid Johnson,economista,de 60 anos,a presença da Polícia é positiva principalmente para dar vazão ao grande volume de turistas que chegam na cidade.

— É fundamental ter a Operação Verão porque o fluxo de pessoas aqui nessa região durante o período de calor e fim de ano é muito maior. É uma época que tem mais turista chegando e tudo fica muito cheio. A orla,por exemplo,está lotada. A cidade já é perigosa normalmente e acaba ficando ainda mais. Ali na Rua Francisco Otaviano fica impossível. Sem a Operação Verão eu nem viria aqui — diz ela.

Suzan Johnson,designer editorial,59,diz que também se sente mais segura com o início da Operação.

— Eu moro em Laranjeiras e sou ciclista então,percebo a mudança na movimentação de pessoas,quando enche mais a cidade. Acho que tem que ter algum policiamento porque aumenta a sensação de segurança,principalmente nessa época — analisa.

Para João Leonardo Souza,de 22 anos,dono de um carrinho de açaí,em Ipanema,a medida deveria ser elaborada de outra maneira.

— Acho não muda nada porque eu acredito que não adianta fazer uma coisa assim quando está perto de começar a dar problema ou perto de encher demais a cidade. Não era para ser uma operação e sim uma constância — diz ele.

Em 2023,a Operação Verão foi duramente criticada devido às apreensões de menores e este ano,uma liminar chegou a suspender o início das ações,que começariam no último dia 8. No entanto,os órgãos de segurança,junto à Justiça e Assistência social firmaram um acordo e definiram novas regras para abordagens a crianças e adolescentes. Com isso,a liminar foi suspensa e a Operação liberada.

Agora,a Secretaria Municipal de Assistência Social terá equipes de plantão nos fins de semana das 8h às 20h nos locais onde crianças forem abordadas e um plantão de 24 horas no posto da operação no Arpoador.

O GLOBO percorreu a orla da Zona Sul neste sábado e constatou a presença constante da Polícia Militar. Em Ipanema,é possível encontrar uma viatura a cada esquina desde a Vieira Souto até a Delfim Moreira,no Leblon. Em Copacabana e nas demais praias,carros da PM circulam as ruas e fazem policiamento de rotina. Agentes também utilizam quadriciclo nas areias e realizam rondas a pé e de motocicletas.

A Operação Verão é realizada todos os sábados,domingos e feriados até 30 de março.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Bolsas europeias pendentes do 1.º corte das taxas nos EUA desde 2022

Anda de autocarro em Lisboa? Atenção, Carris está hoje em greve

PSI em alta com BCP a liderar ganhos e a subir 1,11%

Juros da dívida de Portugal descem a dois anos e sobem a cinco e 10 anos

Bolsa de Lisboa abre a subir 0,11%

Arranca a 'loucura' da Champions. Os jogos mais apetecíveis para apostar

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap