Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Empresas do agro adotam IA para reduzir riscos na logística

2024-09-17 HaiPress

Rebeca Ludovico,gerente sênior de vendas na Trimble — Foto: Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 17/09/2024 - 04:00

IA otimiza frotas e segurança no agro

Empresas do agro adotam IA em frotas para segurança e eficiência. Sistemas monitoram motoristas e reduzem acidentes. Tecnologia também é aplicada na agricultura para otimizar irrigação. Trimble fornece soluções de monitoramento e gestão de frotas,promovendo segurança e performance. Expectativa é ampliar uso da IA em diversos setores até 2025.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

A inteligência artificial se mostra uma ferramenta importante para as operações de transporte de empresas do agronegócio. Sistemas implantados em veículos ajudam a monitorar,além do cumprimento do percurso,aspectos relacionados à segurança no tráfego e à conduta e bem-estar do motorista.

Com setor em crise: Produtores de lã se reinventam para resgatar rentabilidadeColheita cresceu 200%: ‘Alma da cerveja’,o lúpulo atrai mais produtores no país

Executivos de companhias que aderiram à ideia dos “caminhões inteligentes” afirmam que dá resultados. Os condutores ficam mais atentos e disciplinados,reduzindo o número de ocorrências como acidentes e multas.

Executivos de companhias que aderiram à ideia dos “caminhões inteligentes” afirmam que dá resultados. Os condutores ficam mais atentos e disciplinados,reduzindo o número de ocorrências como acidentes e multas.

Inteligência artificial até na lavoura: Tecnologia cruza dados do clima para acionar irrigação na seca

Sensores e câmeras

A transportadora tem 1,7 mil veículos,sendo 1,4 mil caminhões para percursos maiores — entre unidades industriais e centros de distribuição,por exemplo — e outros 300 para distâncias menores,até o ponto final de entrega.

Segundo Ferraz,a empresa começou a adotar frotas inteligentes em 2015,quando instalou um centro de gerenciamento em Lins (SP). A primeira fase foi o controle de jornada de caminhoneiros por rastreamento via satélite. Depois,implantou telemetria,para avaliar a condução e os efeitos no bem-estar animal. Entre 2020 e 2021,a companhia expandiu o sistema para outros pontos de risco no transporte.

Vai um churrasco de jaca aí? Veja como a fruta entrou nos cardápios,da coxinha ao estrogonofe

Com câmeras e sensores nas cabines dos veículos,o sistema pode gerar alertas de fadiga,sono,uso de celular ao volante,direção perigosa e jornada excessiva de trabalho. Esses alertas,com as imagens da cabine do veículo,são enviados à central,onde operadores analisam e adotam o protocolo para a situação.

— Se um motorista dá um sinal de fadiga,por exemplo,o sistema faz um alerta para ele parar em um posto naquela rota e bloqueia o motor do caminhão até que ele faça o tempo necessário de descanso. Depois,ele pede o desbloqueio e segue viagem — diz Ferraz.

BBB de camarões e peixes: startup que monitora tanques de criação recebe aporte de R$ 2 milhões

Se há reincidência,o condutor é afastado da função e,a depender da situação,encaminhado para tratamento médico e realocado. Em caso de descumprimento das regras,pode haver sanções disciplinares. Já profissionais com melhor desempenho são bonificados,ressalta o executivo.

Atualmente,70% dos caminhões da TRS têm o sistema. A expectativa é chegar a 100% no início de 2025. A transportadora adotou a IA também em ônibus de transporte de trabalhadores.

Para máquinas agrícolas

Fornecedora desse tipo de tecnologia para empresas,a Trimble considera o monitoramento de frotas um caminho sem volta. Entre seus clientes estão usinas de cana-de-açúcar e empresas de transporte de grãos.

Rebeca Ludovico,gerente de Vendas do segmento de transporte da Trimble para a América Latina,afirma que os sistemas da empresa estão em frotas com operações de estrada e off road. Além de evitar ocorrências,o objetivo é ajudar a definir protocolos de ação caso ocorram. A tecnologia inclui câmeras com IA nas cabines dos veículos e uma plataforma de gestão,que analisa os alertas de risco.

Cerveja e até brigadeiro de palmito? Conheça a fazenda em SP onde tudo é feito de pupunha

— O mais valioso é a forma como fornecemos os dados. Conseguimos saber quais são os motoristas que estão melhorando a performance e quais precisam de um olhar mais específico quando os comportamentos não estão adequados. Estabelecemos junto com o cliente os parâmetros que serão utilizados — explica Rebeca.

Atualmente,os sistemas da Trimble monitoram cerca de 1 milhão de veículos em todo o mundo. No Brasil,são mais de cem mil,sendo 17,23% de frotas de empresas do agronegócio. Outros 15,25% são da indústria de alimentos e bebidas. A companhia ainda começa a implantar IA em máquinas agrícolas.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap