Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Incêndios florestais no RJ: 20 pessoas são suspeitas de provocar queimadas no estado

2024-09-17 HaiPress

Incêndio em Vargem Grande,Zona Oeste do Rio — Foto: Divulgação / Prefeitura do Rio

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 16/09/2024 - 21:50

Governador do RJ intensifica investigações sobre incêndios criminosos

Governador do RJ intensifica investigações sobre incêndios criminosos com Força-Tarefa. 20 suspeitos podem ter provocado queimadas,com mandados de prisão previstos para esta semana. Estratégias incluem fechamento de parques e ampliação do efetivo de combate. Ações visam punir responsáveis e controlar focos de incêndio.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Pelo menos 20 pessoas são investigadas por suspeita de terem provocado queimadas no estado do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro instituiu nesta segunda-feira (16) uma Força-Tarefa composta pelas polícias Militar e Civil,Detro,GSI e Secretaria de Fazenda para intensificar as investigações sobre incêndios criminosos. Desde a criação do Gabinete de Crise para monitorar os focos de incêndio florestais,na última quinta-feira,já foram contabilizados 1.280 focos de incêndios no território fluminense.

Filhote de jaguatirica é resgatado por bombeiros durante combate a incêndio em Resende

— Notamos que há ação humana nos casos de queimadas. Há vídeos de incêndio,de pessoas ateando fogo… É triste na sociedade hoje,em que tanto se fala de crise climática,existir esse tipo de coisa. Seremos implacáveis. Continuamos com todas as equipes na área trabalhando. Não descansaremos enquanto não tivemos o incêndio controlado — declarou o governador do Rio Cláudio Castro.

Segundo o governador,é previsto que nesta semana mandados de prisão sejam cumpridos.

— É crucial que tenhamos uma resposta firme contra os incêndios criminosos. Precisamos identificar e punir os responsáveis,pois estão se aproveitando da situação climática para realizar queimadas intencionais. Enquanto isso,estamos cuidando da população. Fornecendo carros-pipas para as áreas afetadas pela estiagem e combatendo os poucos focos de incêndios que ainda existem — declarou.

A respeito de milhares de casos de fogo nas matas do estado,Castro crê que o pior já passou.

— No lapso temporal que consideramos,saímos do pico da crise — disse o governador.

Fazem parte das estratégias do gabinete de crise manter os parques florestais fechados. No último sábado,o governo do estado anunciou o fechamento de todos os parques e reservas para conter as queimadas. Trinta e quatro guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) participaram diretamente do combate às chamas,com outros 65 em ações de monitoramento. Em relação à estiagem,a previsão do governo é de que as condições comecem a melhorar apenas na segunda quinzena de outubro,segundo o governador. Ainda assim,o efetivo de combate a incêndio foi ampliado de 273 para 380 agentes.

— O fim de setembro será complexo. Esperamos que mais para o fim de outubro haja melhorias — disse o governador.

Suspeitos identificados

Nesta segunda-feira,policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) estiveram na Região Serrana,em Niterói e na capital fluminense. Os agentes realizaram perícias de local,oitiva de testemunhas e análises de imagens de câmeras de segurança.

Em Petrópolis,um adolescente foi conduzido à delegacia,juntamente com seu pai. Ele admitiu ter ocasionado o incêndio criminoso que devastou grandes áreas de vegetação no distrito de Pedro do Rio e Secretário,neste domingo (15).

A DPMA vem atuando,de forma conjunta com delegacias distritais do interior,para identificar os responsáveis por estes atos criminosos. Até o momento,mais de 20 pessoas foram identificadas e são investigadas. Diligências seguem para identificar outros envolvidos e responsabilizar criminalmente.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap