Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Construção de pirâmides causaram a poluição do Rio Nilo há 5 mil anos; entenda

2024-09-18 HaiPress

Vista do rio Nilo entre a capital do Egito,Cairo (esquerda),e Gizé (direita),encoberta pela poluição do ar — Foto: Amir Makar/AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 18/09/2024 - 04:01

Poluição do Rio Nilo por Metalurgia: Estudo Revela Contaminação Antiga

Descoberta revela poluição do Rio Nilo por metalurgia durante construção das pirâmides há 5 mil anos. Estudo aponta contaminação por cobre e arsênio em utensílios. Pesquisadores destacam adaptação dos antigos egípcios a desafios ambientais.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Pesquisadores identificaram o primeiro grande caso de contaminação por metais induzida pelo homem no Porto de Khufu,que abrigou a Grande Pirâmide de Gizé,em Cairo,no Egito. O estudo da Geology oferece evidências sem precedentes de um aspecto amplamente desconhecido da antiga civilização egípcia: metalurgia.

Médicos Sem Fronteiras vai deixar a Rússia após 32 anosInglaterra: Homem é indiciado pelo assassinato de mulher e filhas de jornalista da rádio BBC

Segundo a revista online Eos,a descoberta lança luz sobre a vida além das elites faraônicas e principescas do antigo Egito,disseram os pesquisadores. Localizado ao longo de um braço do Nilo perto do Planalto de Gizé,o pico era importante para o transporte de materiais e abrigava uma indústria de fabricação de ferramentas de cobre.

Esses utensílios,dos quais os trabalhadores ligavam com arsênio para ter maior durabilidade,incluíam lâminas e brocas para trabalhar materiais como calcário,madeira e tecidos. Os pesquisadores usaram espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) para medir os níveis de cobre e arsênio,bem como de alumínio,ferro e titânio.

O estudo traçou o início da contaminação por metais por volta de 3265 a.C.. A contaminação durante esse período sugere que a ocupação humana e a metalurgia em Gizé começaram mais de 200 anos antes do que foi documentado anteriormente.

A pesquisa ainda elencou mais informações sobre como os antigos egípcios se adaptaram aos desafios ambientais. À medida que o Rio Nilo recuava e o Porto de Khufu encolhia,a metalurgia continuava.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

A Publicidade Temática de Comunicação Internacional Online “Cinturão e Rota ‘Jin’ Hub – Olá Yiwu” de 2025 foi realizada em Yiwu, província de Zhejiang

CEA lanza su nueva ruta Shanghai-Auckland-Buenos Aires, conectando un “puente aéreo” sobre el Pacífico

Gratuidade de bagagens nos aviões tem de ser relegada ao esquecimento

Trump descobre que ‘o grande porrete’ não vive duas vezes

Redução da pobreza não significa vitória

Torcedores precisam se tornar investidores

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap