Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Bilionário ex-sogro de Lady Di é acusado de 'múltiplos estupros' contra staff de sua loja de luxo de Londres

2024-09-19 HaiPress

Mohamed Al-Fayed morreu nesta quarta-feira,segundo familiares — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/09/2024 - 06:34

Bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed acusado de estupro: Documentário revela abusos encobertos.

Bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed,ex-dono da Harrods e sogro de Lady Di,é acusado de estupro por ex-funcionárias. Documentário revela abusos encobertos pela loja de luxo. Al-Fayed,falecido,é descrito como monstro sexual. Polícia investiga.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

O magnata egípcio Mohamed Al-Fayed foi acusado de ter estuprado ao menos cinco mulheres que trabalhavam na Harrods,a luxuosa loja de departamentos de Londres da qual o bilionário era dono. A rede britânica BBC colheu depoimentos de mais de 20 ex-funcionárias do estabelecimento que apontaram agressões sexuais por parte do chefe,morto aos 94 anos,em setembro de 2023.

Polícia investiga: Turista morre após ser atingida por estátua que caiu de janela durante viagem para comemorar aniversário na ItáliaTripulantes do Titan sabiam que estavam em perigo? Audiência sobre o desastre derruba teorias anteriores sobre mortes

Segundo a Forbes,o chefe da Harrods tinha uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões (R$ 10,9 bilhões,na cotação atual). Al-Fayed era pai de Dodi Al-Fayed,namorado da princesa Diana morto no mesmo acidente que vitimou a mãe dos príncipes William e Harry.

Os relatos das ex-funcionárias embasaram o documentário "Al-Fayed: Predator at Harrods" (Al-Fayed: Predador na Harrods,em tradução livre). Segundo a BBC,a luxuosa loja não só não agiu para impedir os abusos sexuais,como também atuou para encobrir os casos. Os atuais donos da Harrods disseram à rede britânica estarem "completamente chocados" com as alegações e pediram desculpas ao staff.

Veja imagens da vida da princesa Diana

1 de 13


Diana,a Princesa de Gales,chega ao aeroporto de Orly,em novembro de 1992 — Foto: Joel ROBINE / AFP

2 de 13


A princesa Diana,com crianças nepalesas durante visita a um projeto da Cruz Vermelha,nos sopés rústicos do Himalaia,em 1993 — Foto: Douglas E. CURRAN / AFP

Pular

X de 13


Publicidade 13 fotos

3 de 13


Diana com crianças da escola Centro Educacional de Carajás,nas instalações do Projeto Carajás,no sul do Pará. — Foto: Marcelo Carnaval

4 de 13


Diana em 1995 com os filhos William e Harry e os marido,o Príncipe Charles — Foto: Johnny EGGITT / AFP

Pular

X de 13


Publicidade

5 de 13


Diana e Charles. Ela se tornou princesa de Gales quando se casou com o príncipe em 29 de julho de 1981— Foto: Arquivo

6 de 13


Princesa Diana em seu icônico vestido de casamento,desenhado por David e Elizabeth Emanuel,em julho de 1981. — Foto: Wikimedia

Pular

X de 13


Publicidade

7 de 13


Diana,conhecida também como Lady Di,e Charles — Foto: Infoglobo

8 de 13


Diana,princesa de Gales,em Melbourne,Austrália,1988 — Foto: Anwar Hussein/Getty Images

Pular

X de 13


Publicidade

9 de 13


Diana durante apresentação de gala no Teatro Municipal do Rio,em 1991 — Foto: Custodio Coimbra

10 de 13


Diana conversa com a irmã Lynne Frederick durante visita a Calcutá — Foto: RAVEENDRAN / AFP

Pular

X de 13


Publicidade

11 de 13


Foto de arquivo tirada em 31 de agosto de 1997 mostra os destroços do carro da princesa Diana após acidente que a vitimou em um túnel de Paris. — Foto: PIERRE BOUSSEL / AFP

12 de 13


Diana,em 1996,se encontra com John Collins,paciente com câncer de pulmão,enquanto visitava a Unidade de Cuidados Paliativos do Northwestern Memorial Hospital,em Chicago — Foto: Sue OGROCKI / AFP

Pular

X de 13


Publicidade

13 de 13


Princesa Diana morreu em 31 de agosto de 1997,um acidente de carro na cidade de Paris. — Foto: Getty Images

 

— A teia de aranha de corrupção e abuso nesta empresa era inacreditável e muito sombria — disse à BBC o advogado Bruce Drummond,que representa várias ex-funcionárias.

Ainda de acordo com a rede britânica,os abusos relatados ocorreram em Londres,Paris,St Tropez e Abu Dhabi. Uma das mulheres disse que era adolescente quando foi violentada por Al-Fayed. O bilionário chegou a ser alvo de denúncias enquanto era vivo,mas não nessa escala.

— Mohamed Al-Fayed era um monstro,um predador sexual sem nenhuma bússola moral — afirmou uma das vítimas,segundo quem os funcionários da Harrods eram tratados como "brinquedos" do chefe.

O empresário começou a carreira nas ruas de Alexandria,no Egito,onde vendia refrigerantes. Depois,casou-se com a irmã de um milionário traficante de armas saudita,com a ajuda de quem começou a construir seu império. Ele se mudou para o Reino Unido em 1974 e assumiu a chefia da Harrods em 1985. Nas décadas seguintes,consolidou uma figura pública vista como "agradável",presente em vários programas de televisão do horário nobre,diferente da pessoa "vil" descrita pelas ex-funcionárias.

Mohamed Al-Fayed morreu quase 26 anos após a morte de Dodi e Diana em Paris,ocorrida no dia 31 de agosto de 1997. A informação foi confirmada ao veículo pela família do bilionário.

Proprietário por décadas da loja de departamentos Harrods,Al-Fayed foi também dono do clube de futebol britânico Fulham até 2013. Em nota,o clube lamentou a morte do empresário,afirmando que o clube tinha uma “dívida de gratidão com Mohamed pelo que ele fez”.

“Todos no Fulham ficamos extremamente tristes ao saber da morte do nosso antigo proprietário e presidente,Mohamed Al Fayed. Temos uma dívida de gratidão com Mohamed pelo que ele fez pelo nosso Clube,e os nossos pensamentos agora estão com a sua família e amigos neste momento sombrio”,diz a nota do clube.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Pacote fiscal gera crise interna na bancada do PT e desgasta relação do governo com PSOL

Ciência do Chope: pesquisa sobre copo ideal para cerveja surgiu em ida à piscina, conta professor

Protagonista da série 'Sutura', Humberto Morais fará nova novela de Rosane Svartman

Exoneração expõe insatisfação com esforços do governo Lula para frear crise sanitária em reservas indígenas

Preso, primo de Elmar Nascimento falta à própria diplomação como vereador em reduto da família

Aval dos Bolsonaro e ‘paz’ com o vice estimulam Castro a tentar o Senado, mas aliados consideram anúncio precipitado

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap