Casa Revista de moda Obra de arte círculo social Equipamentos de saúde Notícias atuais MAIS

Você não é homem nem pra fazer isso

2024-09-19 HaiPress

Pablo Marçal e Datena — Foto: Reprodução

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/09/2024 - 04:30

"Desconstrução da Masculinidade: Homens de Poder em Debate na TV"

Homens-brancos-ricos-heterossexuais confrontados por fragilidade masculina em debate político na TV. Violência desencadeada por questionamento de masculinidade. Mudanças sociais forçam reflexão sobre poder e privilégios. Peça teatral aborda crise do macho alfa e necessidade de reavaliação do que é ser homem. Decadência desse perfil é tema central. Ações educativas visam provocar reflexão e mudança de paradigmas.

O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores. Toda a produção de conteúdo com o uso do Irineu é supervisionada por jornalistas.

LEIA AQUI

Seria preciso estar morando em Marte,sem WiFi,para não acordar na segunda-feira sob impacto da notícia. Dois marmanjos,valendo-se da valentia dos machões,provocam-se em um debate político na televisão,até que uma determinada frase serve de estopim: “você não é homem nem pra fazer isso”,referindo-se a uma possível agressão física. Mas homem que é homem não leva desaforo para casa. O que detonou a reação violenta do candidato não foi o descontrole da Cracolândia ou o preço do transporte público,mas sim o questionamento quanto à sua masculinidade.

Joaquim Ferreira dos Santos: As flores mortas da primaveraAna Paula Lisboa: Eu nunca perco

Apesar de lamentável,o caso é educativo: o buraco da fragilidade masculina é bem mais fundo do que se imagina. Quem deu com a cadeirada no outro não foi um oponente político,mas o claudicante homem-branco-rico-heterossexual,o que sempre deu as cartas e agora está tendo que acionar o Waze interno e recalcular a rota da sua existência. 

Não,eles não perderam poder,nem financeiro,nem político. Continuam no topo da pirâmide das empresas,são CEOs,deputados,chefes de Supremas Cortes. O macho adulto branco sempre no comando,como canta o Caetano. Mas a novidade é que agora esse tipo é forçado a dividir o espaço,escutar e concordar (ainda que discordando) com gays,mulheres e negros,grupos sociais que até outro dia eram alvo fácil das piadas sem graça de homens-brancos-heteros e ríamos,mesmo sendo vítimas,apenas para não sermos demitidos. Piadas que agora não podem mais ser contadas: são crimes. A decadência do homem-branco-hetero-rico tornou-se a própria piada.

Leo Aversa: A conta das queimadas chegou

Senhores candidatos à Prefeitura de São Paulo,acabamos de estrear no TUCA,na cidade que postulam administrar,a peça “Dois de Nós”. Seria pedagógico se os senhores (todos eles,inclusive as mulheres) separassem uma hora e meia da sua semana atribulada de campanha para conferirem o que estamos dizendo no palco (aliás,como é raro ver autoridades em plateias de teatro,talvez isso explique muita coisa). Só não ofereço convites porque não há necessidade: tive a curiosidade de acessar a declaração de bens dos senhores no site da Justiça Eleitoral.

Antenado às pautas contemporâneas,Antonio Fagundes topou deixar de lado a imagem de “Rei do Gado” ou de “Dono do Mundo”,para encarnar,com brilhante bom humor,a crise do macho alfa. Na peça,ele interpreta justamente este homem: o que foi atropelado pelo tempo e se tornou anacrônico,obsoleto,o que foi ensinado quando criança a não chorar e a bater quando necessário (ainda que diante das câmeras).

Acuado,pouco afeito a dúvidas,alérgico a autoconhecimento,essa categoria de homem,está sendo obrigado,para não perder o pé da história,a se olhar no espelho e pensar (talvez pela primeira vez) o que significa ser homem. Os que toparem a jornada,chegarão à libertadora descoberta que vulnerabilidade não é fraqueza. Mas vai dar trabalho: dessa vez não é possível pagar ninguém – além de um terapeuta – pra fazer o trabalho sujo.

Declaração: Este artigo é reproduzido em outras mídias. O objetivo da reimpressão é transmitir mais informações. Isso não significa que este site concorda com suas opiniões e é responsável por sua autenticidade, e não tem nenhuma responsabilidade legal. Todos os recursos deste site são coletados na Internet. O objetivo do compartilhamento é apenas para o aprendizado e a referência de todos. Se houver violação de direitos autorais ou propriedade intelectual, deixe uma mensagem.

Mais recentes

Impunidade na veia

Por que famosas estão recorrendo à harmonização íntima? Entenda os motivos por trás da decisão

Ian Bremmer: Nos 100 dias de segundo mandato, Trump 2.0 desata Brexit global com instituições em xeque

Furtos de obras de arte: o passo a passo do crime que levou o fundador da Hurb à prisão, segundo a polícia

Queda de católicos na América Latina apesar de papado de Francisco será desafio para futuro Pontífice

STJ barra novo recurso da Fifa em disputa contra empresa brasileira sobre 'spray de barreira'

© Direito autoral 2009-2020 Capital Diário de Lisboa    Contate-nos  SiteMap